Consultoria prevê 2a onda de fusões e aquisições no mercado de ISP's

0

A onda de fusões e aquisições no mercado de provedores de internet (ISP's), que nunca desacelerou, está prestes a entrar em sua segunda e maior fase, agora focada nas empresas de médio porte. Segundo um levantamento realizado pela Hand, assessoria especializada em fusões e aquisições (M&A), essas empresas, que vêm conquistando participação de mercado das líderes tradicionais, estão assumindo um papel central na consolidação dos provedores regionais e menores.

O Brasil tem testemunhado um aumento substancial no número de acessos à banda larga fixa, que saltou de 36 milhões em 2020 para 49 milhões em 2023, com as regiões Norte, Nordeste e Sul liderando esse crescimento. As líderes do setor, porém, têm perdido participação de mercado, sinalizando a ascensão dos ISPs de médio porte. De 2020 a 2022, a porcentagem de ISPs com infraestruturas híbridas aumentou de 25% para 37%, enquanto a proporção de ISPs com infraestruturas 100% próprias caiu de 70% para 60%. Esse movimento reflete uma tendência crescente de aquisições de provedores menores por players maiores.

Além disso, a presença em Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) se tornou um diferencial competitivo. Apenas 23% dos ISPs com menos de 1.000 clientes estão presentes em PTTs, em contraste com 75% das empresas com mais de 6.000 clientes. A conexão direta via PTTs proporciona maior eficiência, velocidade e qualidade de navegação, reduzindo custos e promovendo uma internet mais colaborativa.

Com o crescente desafio para os ISPs de pequeno porte em acompanhar a concorrência, grandes e médios provedores estão explorando oportunidades de expansão através da aquisição de operadoras locais. Essa estratégia visa aumentar a base de assinantes, expandir a rede e diversificar serviços. D'el Rey observa que, com a disputa acirrada por mercado e a busca por margens, as empresas estão se transformando em integradoras de soluções. "Elas passam a oferecer uma gama mais ampla de serviços, especialmente no mercado B2B que exige flexibilidade técnica e alta performance", comenta.

O CEO da Consultoria BA|Group, Ideval Munhoz, que atua junto aos ISPs, destaca também o potencial de expansão do portfólio dessas empresas, principalmente voltado para clientes B2B e B2C. "As ISPs, que antes geravam receita apenas com acesso à internet, estão agora diversificando suas ofertas para incluir soluções tecnológicas como consultoria em TI, segurança cibernética, cloud computing, e Internet das Coisas (IoT). A integração de plataformas de streaming, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Edge Computing também está se tornando comum, permitindo uma otimização dos processos e análise de grandes volumes de dados ", comenta.

A profissionalização da gestão, a adoção de plataformas digitais, e o uso de IA para aquisição e manutenção de clientes são fatores que aumentam o valor das ISPs, especialmente durante processos de venda ou busca de investimentos. Lauro de Brito Filho, da iColabora – empresa de transformação digital, com foco em automação de back-offices, enfatiza a crescente demanda por qualidade no serviço e atendimento ao cliente. "A digitalização do atendimento, com o uso de WhatsApp, chatbots e recursos de IA e uma esteira de tratamento de demandas, está se tornando essencial para proporcionar uma melhor experiência ao cliente", afirma.

A necessidade de investimento em infraestrutura, a concentração de mercado nas mãos de grandes investidores, e a capacidade de barganha com fornecedores estão impulsionando a busca por novas operações de fusões e aquisições. Um exemplo recente desse movimento é a Desktop, que alcançou 1 milhão de clientes em 2023, adicionando 208 mil usuários, com 10% dessa nova base vindo de aquisições de provedores menores. "Com mais de 7 mil operadoras no Brasil e apenas cinco dominando 44,3% do market share, a consolidação é inevitável. O mercado brasileiro deve evoluir para um cenário mais concentrado, semelhante ao observado em outros países", conclui D'el Rey.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.