A indiana Tata Consultancy Services (TCS), que oferece serviços, consultoria e terceirização em TI, quer ampliar atuação no Brasil e na América Latina. A empresa, que mantém um acordo com o Grupo TBA, já conta com um centro de desenvolvimento de software em Brasília (DF) e anuncia na próxima semana a abertura de mais uma unidade no interior de São Paulo com certificação CMMi (Capability Maturity Model).
Com 20 clientes no Brasil, entre eles Brasil Telecom, Renault, Goodyear e Equifax, planeja investir US$ 10 milhões na América Latina até março de 2006.
Os negócios na área financeira representam 35% vindo logo em seguida o segmento de telecomunicações, com 25%. O presidente da empresa, Sérgio Rodrigues, destaca que espera ampliar essa fatia com o
oferecimento de serviços de outsourcing, desenvolvimento e manutenção de aplicações, terceirização de testes de software e migração de plataformas e tecnologias. "Entre os maiores desafios das operadoras está a adoção de um modelo de outsourcing e a evolução de ambientes e sistemas. Geralmente, essas empresas contam com tecnologias obsoletas, sistemas legados e uso de mainframes que trazem pouca flexibilidade às demandas do mercado", diz.
Além da Brasil Telecom, a TCS presta serviços para a Embratel, Telefônica e Telemar, entre outras. Mundialmente, tem um acordo com a Nokia para o desenvolvimento de software e serviços para sistemas móveis.
No início deste mês, a TCS assinou um contrato de cinco anos com o ABN Amro para fornecer suporte a aplicações e processos de TI para as operações do Banco na América Latina e Europa, o que irá gerar receitas de € 200 milhões para a companhia indiana. A parte dos serviços que corresponde à operação na América Latina chega a aproximadamente US$ 100 milhões.
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