O BPI (Banco Português de Investimento) considera negativo para a Portugal Telecom o fato da Vivo ter voltado a perder participação no mercado brasileiro de celulares em agosto. A operadora teve participação de 30,31% no mercado no mês, segundo a Anatel, uma redução 0,46 ponto percentual em relação a julho ? a décima sexta consecutiva.
Apesar de continuar líder de mercado, a operadora reduziu sua vantagem sobre a italiana TIM para 5,44 pontos percentuais ? em abril, a diferença era de 9,77.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (20/9), o analista Ricardo Pimentel Seara, do BPI, afirma que as principais concorrentes da Vivo ? TIM e Claro ? continuam dominando o crescimento do mercado. A tecnologia GSM permanece em expansão no mercado brasileiro e, com isso, a Vivo continua sendo penalizada pelo fato de ser a única empresa a operar com a tecnologia CDMA, embora já tenha anunciado o desenvolvimento de uma rede GSM.
Embora a perda de participação de mercado da Vivo venha em linha com o que se tem observado nos últimos meses, o analista do BPI afirmou à Agência Lusa que o impacto dos dados referentes a agosto é negativo para a Portugal Telecom.