Os bancos brasileiros podem se tornar alvos de cibercriminosos do Leste Europeu. O alerta vem de James Harris, chefe da Unidade de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal dos Estados Unidos, o FBI, que acredita que o crescimento econômico do Brasil pode atrair hackers de outros lugares do mundo, principalmente daquela região, a exemplo do que ocorre em seu país.
Harris conta que a maioria dos cibercriminosos que atacam os bancos americanos não está no território do país, e que normalmente o dinheiro é desviado para contas do Leste Europeu. Esta, segundo ele, é a principal diferença entre as investigações do FBI e da Polícia Federal brasileira. "Enquanto aqui no Brasil os criminosos encontram-se em território nacional, os criminosos que são investigados pelo FBI costumam cometer crimes de outros países."
O policial acha, no entanto, que a PF brasileira tem plenas condições de combater o problema. Ele diz que o treinamento recebido pelos policiais aqui é muito semelhante ao oferecido nos EUA, e também o fato de o Brasil ter "os melhores hackers do mundo" pode deixar os agentes brasileiros ainda mais bem preparados que os americanos. Com informações da Agência Brasil.
- Cibercrime