As formas de comunicação e troca de dados entre os softwares de gestão pública são alguns dos temas que serão discutidos nesta terça-feira, 21, em Lisboa, durante reunião entre representantes dos governos do Brasil e de Portugal. A idéia é reforçar a cooperação luso-brasileira na área da certificação digital e identidades eletrônicas.
A secretária de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães, que integra a comitiva brasileira, cumpre até o próximo sábado extensa agenda na União Européia para tratar do assunto. "Esse intercâmbio é importante para difundirmos experiências bem sucedidas na área de governo eletrônico", afirma.
Está programada também visita ao evento "Portugal Tecnológico 2010" para debater o uso da web 2.0 na administração pública, economia digital e inovação nos sistemas de comunicação dos serviços governamentais e empresariais, o impacto da tecnologia no futuro e o seu papel para o desenvolvimento econômico, social e cultural. Esta é considerada a maior mostra tecnológica daquele país e contará com a presença de especialistas de todos os continentes.
Nos dias 23 e 24 Glória fará palestra em Bruxelas sobre desenvolvimento de conteúdos, serviços e aplicações do governo eletrônico (e-Gov), no 3º Diálogo Brasil/União Européia sobre Sociedade da Informação. Com os demais integrantes brasileiros, assina termos de referência e de cooperação em pesquisa e desenvolvimento do setor, e discute estratégias para a ampliação da banda larga e inclusão digital.
- Cooperação