Disputa entre lojas virtuais faz inflação da internet cair em setembro

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Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram inflação de 0,5% em setembro, segundo o índice e-Flation, que mede a variação de preços dos produtos vendidos pela rede mundial. Esse desempenho aponta queda de 0,3 ponto percentual na comparação com o mês de agosto, cujo índice foi de 0,8%.
De acordo com o indicador, elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Felisoni & Associados, divulgado nesta segunda-feira, 20, os produtos que registraram a maior queda foram os da categoria CDs e DVDs (4,6%), telefones e celulares (4,5%), brinquedos (2,1%), eletroeletrônicos (1,1%) e cine e foto (1,0%). Já os índices que apresentaram inflação foram: linha branca (0,4%), eletroportáteis (1,4%), perfumes e cosméticos (2,3%), medicamentos (3,5%), livros (3,6%) e informática (3,9%).
"Na Internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas", comenta Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do PROVAR.
O e-Flation de setembro é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

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