Prejuízos milionários causados por tempestades elétricas são causados devidos a danos a equipamentos. Essa condição climática representa um grande risco para as empresas por afetar os equipamentos, e muitas vezes apagar dados críticos para a gestão dos negócios. Nesse cenário, os sistemas de aterramento podem ser a solução.
Kaleb Ávila Garavito, gerente do setor elétrico para a região América Central, Andina e Cone Sul da Panduit, diz que sistemas de aterramento podem evitar danos causados por descargas elétricas. "Nossos sistemas de aterramento protegem as pessoas e os equipamentos, pois detectam os aspectos críticos para a confiabilidade e desempenho eficiente da rede e contam com componentes que atendem o nível 3 das normas de segurança NEBS", comenta.
Graves consequências
Uma tempestade elétrica é capaz de produzir até 100 descargas por minuto e uma pequena nuvem dessa tempestade pode gerar a mesma energia que uma pequena estação de energia nuclear (algumas centenas de MW). Nem todos os raios caem na terra, mas quando isso acontece a energia liberada pode ser devastadora. Com equipamentos danificados, uma empresa de telecomunicações pode passar horas ou dias fora do ar, ou uma fábrica petroquímica pode sofrer incêndios causados pelos raios, enfrentando grandes riscos e custos elevados.
Um exemplo claro das consequências desse fenômeno é a indústria petrolífera. Ano após ano esse setor registra milhões de dólares em perdas com a destruição de instalações pelas descargas elétricas atmosféricas, além do sofrimento com a perda de vidas humanas.
- Perigo que vem do céu