O Google realizou nesta semana, em Tóquio, o Google Cloud Next, o maior evento sobre computação em nuvem que a empresa já realizou no Japão. Durante dois dias, a empresa apresentou novos recursos para o G Suite, suíte de aplicativos de produtividade que inclui o Gmail, Docs e Drive, e para a Google Cloud Platform. Algumas das novidades já estão disponíveis globalmente.
Um dos destaques foi o lançamento da versão beta do Work Insights, ferramenta do G Suite que permite que empresas analisem como os funcionários estão usando as ferramentas de produtividade do Google. A ferramenta permite, por exemplo, identificar como diferentes equipes estão colaborando em documentos, gerando insights que ajudam a identificar a necessidade de suporte ou treinamento, por exemplo.
O Google também anunciou que, a partir de agora, qualquer usuário pode usar a ferramenta de investigação de segurança do G Suite. O recurso permite que gestores de TI consigam identificar se há computadores infectados, além de identificar arquivos que foram compartilhados externamente, remover acessos a documentos e até mesmo excluir e-mails maliciosos.
Busca de código
A empresa também lançou a versão beta do Cloud Source Repositories, plataforma que permite armazenar e gerenciar grandes bases de código na Google Cloud Platform (GCP). O destaque está na avançada ferramenta de busca, que ganhou nova interface e permite localizar trechos de código no repositório.
Para este produto, o Google usou a mesma tecnologia de sua ferramenta de busca, de forma que os desenvolvedores economizem tempo ao procurar código. O algoritmo de busca entende a semântica do código, já que identifica partes importantes do código e as classifica para mostrar os resultados mais relevantes primeiro.
O Google também apresentou a versão beta do Container Registry, recurso que permite aos desenvolvedores identificar de maneira constante vulnerabilidades críticas conhecidas, além de otimizar o tempo necessário para corrigir aquelas que forem descobertas.