Em mais um movimento de expansão em mercados digitais, a Falconi decidiu investir – tanto capital financeiro como intelectual – na startup Minerh. Como primeiro resultado do aporte de smart capital na HRTech, será lançada, nos próximos dias, uma plataforma de people analytics chamada DAHDOS que ajudará as empresas a tomarem melhores decisões em gestão de pessoas com base na análise preditiva de dados.
A parceria entre Falconi e Minerh, criada em 2020, é resultado do foco crescente da maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas no mercado de people analytics. A parceria nasce com três objetivos principais: diminuir o tempo na estruturação e visualização de dados sobre pessoas dentro das empresas; aumentar a assertividade nas análises e tomadas de decisão dos times de recursos humanos; e ampliar a previsibilidade sobre situações e resultados futuros das pessoas.
Na prática, entre os insights diversos que a plataforma é capaz de gerar, estão, por exemplo, o entendimento dos motivos que levam a taxa de turnover ser mais alta para um determinado grupo de profissionais de acordo com a posição que ocupam dentro de uma empresa. Também é possível identificar se existe sazonalidades na variação de indicadores e seus motivos. A depender do nível de maturidade digital da empresa e da quantidade e qualidade de dados oferecidos, pode-se alcançar maiores níveis de automação, acuracidade e geração de insights.
Com modelo agnóstico, a DAHDOS pode ser integrada a plataformas de gestão, sistemas de folha de pagamento e soluções de outras HR Techs. Na implantação de um projeto, Minerh e Falconi estruturam squads de people analytics (times multidisciplinares) junto aos clientes para implantação da plataforma e treinamento das equipes de RH. Depois deste processo, a DAHDOS passa a operar como uma tecnologia integrada dentro de cada cliente, gerando insights por meio de um painel customizável sempre à disposição.
Com investimentos crescentes em tecnologia e inovação, a Falconi prevê que, até 2025, 30% de seu faturamento virão de aplicações de inteligência artificial desenvolvidas pela própria empresa.
Em 2017, iniciou expansão para outros segmentos – através de spin-offs, lançamento ou participações acionárias e criação de novas unidades de negócios na consultoria. Hoje, como grupo, reúne uma dezena de marcas e conta com operações nas áreas de desenvolvimento de pessoas; de softwares e aplicativos para gestão; de investimentos privados e no segmento editorial, entre outros. Também ampliou o escopo da própria consultoria para incluir o atendimento especializado para médias empresas. O grupo conta com um time de mais de 1.200 talentos, espalhados por quatro continentes, e tem escritórios no Brasil, nos Estados Unidos e no México.