A gestão de inovação desempenha um papel fundamental na evolução das organizações, já que ela vai estruturar o processo de transformação das ideias em realidade.
Sem isso, pode ser difícil definir quais ideias realmente são inovadoras, quais vão trazer os resultados esperados e que vão se adequar com a cultura organizacional.
O processo de transformar ideias inovadoras em realidade
A gestão de inovação estabelece o propósito pretendido, estrutura o processo de inovação, estabelece como fazê-lo, identifica quais recursos técnicos, financeiros e humanos serão necessários e utilizados, e determina as etapas que serão aplicadas para obter resultados, materializando ideias e oferecendo vários benefícios. Também identifica os pontos fortes e fracos da organização, bem como as melhorias que precisam ser feitas.
Por exemplo: após receber vários feedbacks negativos de clientes, uma empresa concluiu que teria que melhorar sua prestação de serviços. Após reconhecer que tinham um problema, eles buscaram várias soluções. Foi considerado necessário inovar, pois estavam interessados em fazer o que fosse necessário para melhorar a satisfação do cliente.
Os gerentes de inovação foram responsáveis por analisar processos, conduzir pesquisas com clientes e benchmarking e decidiram: o uso de inteligência artificial seria o melhor caminho.
Então, as etapas foram estabelecidas. Os dados foram analisados e a partir disso eles obtiveram insights valiosos, como quais eram as solicitações mais frequentes. Além disso, os profissionais foram treinados para se adaptar melhor à nova tecnologia e os recursos necessários foram direcionados para essa inovação.
Com tudo organizado e estruturado, o uso da inteligência artificial ajudou as equipes de service desk a ganharem mais tempo para se dedicarem a atividades mais complexas, graças a chatbots que funcionam 24 horas por dia. Com isso, a organização também reduziu custos.
A gestão de inovação aqui foi essencial, pois houve um estudo de caso e não um investimento por se tratar de uma tendência. A falta de gestão, em sua maioria, não gera os resultados pois não há a aplicação assertiva.
Por que a gestão de inovação é importante?
Como vimos acima, ela contribui com o crescimento do negócio. Investir em inovação oferece outras vantagens, como:
Mais competitividade frente aos concorrentes
Organizações que não inovam ao longo do tempo acabam ficando para trás no mercado, porque não se reinventam ou expandem seu negócio. Já as empresas inovadoras conseguem identificar, antes mesmo do público e do mercado, oportunidades interessantes, evoluindo seus serviços.
A partir do momento em que se tem uma vantagem competitiva, as chances de desenvolvimento e crescimento da organização aumentam, possibilitando que ela alcance o sucesso que almeja.
Colaboradores mais satisfeitos
Uma boa gestão de inovação não se limita a entender apenas o público externo, mas também escuta as opiniões de seus colaboradores. Ter processos de inovação possibilita atrair, engajar e reter os funcionários. Isso permite que eles se sintam mais incluídos nas decisões e promove a comunicação contínua. O resultado final são funcionários mais satisfeitos que sabem que suas opiniões importam.
Melhor relacionamento com os clientes
Os hábitos de comportamento de compra e consumo estão mudando constantemente. As empresas que estão atentas a isso entendem as necessidades e demandas que devem ser atendidas, já que novas maneiras de relacionamento empresa-consumidores estão surgindo e se adaptando cada vez mais.
A empresa que inova consegue analisar o que está funcionando ou não com o seu público e checar em qual parte do processo está tendo gargalos. Isso impacta diretamente na experiência do consumidor, fazendo com que os clientes percebam a melhora e sintam confiança para seguir comprando.
Evoluindo procedimentos e melhorando resultados
Se você tem medo do seu serviço ou produto de repente se tornar obsoleto, a gestão de inovação eficiente será essencial para evitar esse dilema e ajudar a prosperidade da empresa.
Investir em inovação não é apenas uma estratégia para resolver problemas ou otimizar processos, mas sim um diferencial que permite às empresas se anteciparem às mudanças do mercado e atenderem às necessidades em constante evolução dos consumidores.
Ana Clara Corneau Soares, technology evangelist na ManageEngine.