Após alguns meses de negociação, foi assinado pelo Sebrae Nacional, Fenainfo e outras entidades empresariais do setor de serviços de informática, um documento que permitirá o início efetivo do Proinpe, programa que permitirá a inclusão digital das micros e pequenas empresas do país a partir de incentivos para a aquisição de software de gestão e serviços de informática, além da capacitação das micro e pequenas empresas para o uso dos recursos de TI.
Em outra vertente, o programa terá ações de fortalecimento das empresas produtoras, comerciantes e instaladoras desses softwares. Entre os signatários do documento estão o presidente do Seprorj (sindicato das empresas do setor do Rio de Janeiro), Benito Paret, representando a Fenainfo, e Paulo Alvim, gerente da unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia do Sebrae Nacional.
Com um orçamento de mais de R$ 18 milhões, o programa terá ainda ações para o fortalecimento das micros e pequenas empresas fornecedoras de soluções para informatização de micro e pequenas empresas em geral, incluindo o treinamento e capacitação.