O ITI e o Serpro assinaram termo de adesão ao Consórcio ObjectWeb, organização fundada em 2002 pelas francesas Bull, France Telecom e INRIA. Atualmente, companhias líderes e organizações de pesquisa de vários países se uniram no mesmo objetivo de produzir uma nova geração de middleware de código aberto.
A solenidade de assinatura ocorreu na França, na sede do INRIA, órgão subordinado ao governo francês e um dos maiores institutos europeus em informática e tecnologia da informação. Na ocasião, os representantes do instituto apresentaram resultados de seus trabalhos, dentre eles o reconhecimentos facial, obtido por meio do projeto IMEDIA, e os sistemas SciLab e Metalau, para cálculo matemático e automação, baseados no desenvolvimento feito por comunidades de código aberto.
O presidente do ITI, Renato Martini, expôs os trabalhos do ITI e falou sobre a ICP-Brasil. Ele aproveitou a oportunidade para convidar os pesquisadores do INRIA a participarem do desenvolvimento de alguns projetos do ITI, como o João de Barro, que visa o desenvolvimento de uma plataforma criptográfica livre, e o Laboratório de Ensaios e Auditoria (LEA).
O presidente do Serpro, Wagner Quirici, apresentou os projetos da empresa e explicou o papel que a instituição tem no governo federal. Na avaliação dele, a tecnologia IMEDIA é muito próxima da que deve ser usada pelo Serpro no novo passaporte brasileiro a ser implantado.
Ao final das apresentações, Martini e Quirici assinaram o termo de adesão ao Objectweb. Todos os membros do consórcio tem acesso ilimitado aos componentes e ferramentas produzidas pelo grupo, além de poder contribuir para o desenvolvimento de novas soluções em tecnologia da informação. A participação é gratuita e aberta a empresas e a indivíduos. Alguns dos benefícios dos membros corporativos são o acesso exclusivo às informações a respeito das novas operações do Objectweb e a possibilidade de divulgar trabalhos e pesquisas da entidade aos demais membros. Mais informações sobre Objectweb podem ser obtidas em http://www.objectweb.org