Com mais de 15 milhões de usuários no mundo, a IBM acaba de liberar para o mercado brasileiro a versão 7.5 do Lotus Sametime, software de colaboração que inclui um sistema de mensagens instantâneas e conferências pela web voltado para empresas que desejam criar uma plataforma unificada para colaboração nos negócios.
De acordo com Ricardo Rossi, executivo da unidade Lotus da IBM Brasil, integrar novas funcionalidades ao instant messaging significa que um cliente terá acesso a VoIP, vídeo e dados de outras aplicações, dentro do Lotus Sametime. Segundo ele, essa integração de várias funções permite que quando um usuário esteja ao telefone apareça o status de ocupado, por exemplo. Outra função citada por Rossi é a que possibilita localizar geograficamente onde está o contato, inclusive, apontando automaticamente o fuso horário da região. Mais uma novidade é na funcionalidade de conference call, que indica quem está falando.
?À medida que o sistema de mensagens instantâneas evolui de uma ferramenta de comunicação entre duas pessoas para um núcleo central de colaboração de uma organização, a demanda por soluções seguras, flexíveis e personalizadas também aumenta?, afirma Rossi. ?O Lotus Sametime 7.5 é o primeiro produto que fornece uma plataforma de colaboração unificada, que inclui o sistema de mensagens instantâneas, conferências pela Web e capacidades de voz?, completa.
Com sua estrutura Eclipse aberta e flexível, o Lotus Sametime 7.5, segundo a IBM, permite aos clientes e fornecedores terceirizados desenvolver e aplicar plug-ins com mais rapidez. A incorporação das tecnologias web 2.0 permitirá aos software clientes criar novas soluções como, por exemplo, mashups (mesclagens de sites), trazendo de maneira efetiva as capacidades dos aplicativos focados no consumidor para dentro das empresas.
Aproximadamente 100 parceiros de negócio no mundo estão trabalhando com a IBM para fornecer soluções para o Lotus Sametime. Mais de 30 soluções para o aplicativo já estão sendo oferecidas no mercado, tais como o plug-in que verifica a disponibilidade do telefone da sua pessoa de contato; para compreensão e compartilhamento de imagens 3D; colaboração com integração de vídeo e áudio, entre outras.