Com o objetivo de potencializar os resultados comerciais e oferecer respostas e soluções ainda mais rápidas e eficientes às necessidades dos clientes, a Ticket Serviços, braço do grupo Accor, que atua no mercado de refeição e alimentação-convênio, acaba de concluir a implantação de um novo sistema de trabalho da sua área comercial, o projeto home office.
Iniciado em março deste ano, na época, a equipe de vendas era composta por cinco gerências regionais, representando 24 filiais, 103 colaboradores ? entre gerentes de vendas, gerente de negócios, assistentes comerciais ? em um modelo tradicional de negócio.
Após análises de performance e de viabilidade econômica, 17 filiais foram automatizadas e suas equipes passaram a atuar no sistema home office, no qual 42 colaboradores começaram a trabalhar a partir de suas residências. Para auxiliá-los nas atividades relacionadas diretamente ou indiretamente com processo de vendas, a Ticket desenhou novos processos, desenvolveu sistemas e criou um business center, em São Paulo.
Hoje, 42 colaboradores da Ticket já trabalham em home office e a tendência é que outros 10 sejam incorporados a este modelo até o final do ano. ?Nosso pioneirismo criou um novo paradigma, transformando o projeto em benchmark no mercado?, comenta Caio Bittencourt, diretor comercial da Ticket Serviços. O resultado do projeto home office, segundo ele, aumentou as vendas em 40% e proporcionou um crescimento de 76% nas receitas, além de ter reduzido em R$ 2 milhões os custos operacionais.
Para o desenvolvimento e concretização do projeto foram investidos R$ 400 mil na compra de equipamentos, como computadores, banda larga, telefone, comunicação, entre outros, e em treinamento dos colaboradores e seus familiares para a melhor adaptação ao novo esquema de trabalho. Ao todo, 42 pessoas receberam apoio e passaram por cursos da empresa.
?Para que os colaboradores melhorassem a produtividade e a qualidade de vida, não bastava oferecer recursos tecnológicos, era necessário que, tanto eles quanto seus familiares, entendessem os impactos deste novo modelo nas suas rotinas?, esclarece Eliane Aere, diretora de tecnologia e recursos humanos da Ticket Serviços.
Segundo ela, o projeto trouxe benefícios tanto para a organização quanto para o colaborador. Para a Ticket, houve um índice elevado de satisfação de seus clientes, pois aumentou a produtividade dos vendedores e possibilitou que a equipe comercial intensificasse o número de visitas aos seus clientes. Além disso, reduziu custos com estruturas físicas e aumentou o volume de vendas. Já o colaborador conquistou mais qualidade de vida por ter flexibilidade de horário e mais proximidade da família.