Unidades da Unimed substituem Risc por servidores em cluster

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As unidades da Unimed nas cidades de Campina Grande (PB) e Blumenau (SC) acabam de concluir a substituição de suas plataformas Risc por uma solução padrão de mercado para rodar o sistema de gestão administrativa da empresa. A solução, desenvolvida pela Dell, envolve dois servidores em cluster e um storage rodando Oracle 10g.

A substituição do Risc, segundo Sidnei Shibata, gerente sênior de marketing e produto da Dell Brasil, permitirá à rede de assistência médica o crescimento de forma modular, começando com servidores de dois processadores e, depois, ir adicionando mais servidores no cluster. ?É uma tendência de mercado, investir em servidores padrão de mercado e menores em vez de comprar servidores maiores, proprietários e de alto custo.?

A Unimed Campina Grande utilizava em seu sistema de gestão o sistema gerenciador de banco de dados Oracle como repositório de dados em sua plataforma Risc. Todas as informações se concentravam em um único servidor, com um sistema de backup lógico do banco de dados, realizado diariamente através de dumps, que demorava cerca de duas horas para ser gerado e um plano de contingência que demandava um downtime de pelo menos nove horas para restauração do sistema.

As possibilidades de perda de informações eram muito grandes, o que representaria uma queda na qualidade do atendimento. Para aumentar a disponibilidade com maior segurança e menor downtime, a Unimed e a Dell optaram por um sistema Linux em plataforma Intel.

?A escolha da tecnologia foi crucial para o projeto. Além disso, o custo de aquisição de mais um servidor em Risc, com a capacidade devida, era praticamente igual ao da implementação da solução completa?, destaca Yure Campos, gerente de TI da Unimed Campina Grande. ?Ganhamos estabilidade e confiança no sistema, além de performance. Por exemplo, determinados processos que levavam duas horas, passaram a rodar em 20 minutos, uma redução de mais de 80% do tempo?, diz.

Para a Unimed Blumenau, a solução implantada visava, também, a liberação de um serviço que permite automatizar processos de autorização de consulta e exames via internet. ?A solução oferecida pela Dell mostrou ótimo desempenho e confiabilidade. Atingimos o objetivo de implantar uma solução com excelente relação custo/benefício?, diz Sandro Rahn, analista de suporte da Unimed Blumenau. ?A Dell entendeu nosso problema e trouxe o que precisávamos. Existe uma preocupação em oferecer uma solução de fato e não apenas vender hardware ou serviços?, diz Sandro.

Para a implantação da solução nas duas unidades, foram adquiridos servidores PowerEdge Storage Dell/EMC CX300, switches PowerConnect e unidade de backup PowerVault. As unidades também adquiriram desktops, notebooks e handhelds. A Unimed Campina Grande pretende contar com a experiência da Dell para a renovação de seu parque de máquinas.

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