A Perto, fabricante gaúcha de sistemas e equipamentos para automação bancária, fechou contrato de R$ 130 milhões com o Banco do Brasil para o fornecimento de cerca de 5 mil máquinas de atendimento automático (ATMs). O acordo foi assinado no último dia 10 de outubro e é o maior contrato da empresa gaúcha em seus 20 anos de existência.
A Perto fornecerá os equipamentos na modalidade trade in, programa por meio do qual os equipamentos usados de qualquer marca valham descontos na instalação das novas. O primeiro lote de máquinas já começou a ser entregue e o Banco do Brasil receberá todas as ATMs até o fim de 2009.
Os terminais eletrônicos de auto-atendimento serão utilizados para a modernização do parque do BB, em mais de 3 mil agências em todo o país. Segundo o diretor comercial e de marketing da Perto, Marco Aurélio Freitas, o negócio representa um marco para a empresa e reforça a participação dela no mercado. "Os ATMs da Perto já representam 25% dos terminais do Banco do Brasil, que possui um total de 40 mil", completou o executivo.
A Perto tem a meta de encerrar este ano com um faturamento de US$ 200 milhões, crescimento superior a 30% em relação ao resultado de 2007. Segundo a empresa, ela detém 25% do mercado de ATMs no Brasil, com 30 mil equipamentos de auto-atendimento bancário instalados em agências do Bradesco, Unibanco, Banco Real, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), Banco da Amazônia S.A. (Basa), Sicredi, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Cecremge e Banco de Sergipe (Banese).
Além disso, a empresa exporta ATMs para bancos da Venezuela, Equador, Peru, Grécia, Costa Rica, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha, Alemanha, Uruguai, Irã e Índia.
Recentemente a Perto também implantou um projeto pioneiro de impressão no HSBC, quando foram instaladas 15,4 mil Pertoprinter Autenticadora (impressoras com autenticador) em frente de caixas de agências do banco. O HSBC foi o primeiro banco a migrar da tecnologia matricial para máquinas térmicas.