A Toshiba comprará por US$ 1 bilhão a boa parte da participação da Sandisk nas fábricas de memórias flash que mantém em parceria com a fabricante, por meio de uma joint venture criada em 2004, segundo informações do jornal britânico Financial Times.
A expectativa da Toshiba é concluir a negociação até o início de 2009 e assinar em breve um memorando de entendimento entre as partes. O negócio prevê que a ela comprará cerca de 30% da capacidade total das fábricas, enquanto a produção dos outros 70% continuarão dividos entre as empresas.
Com isso, a fabricante japonesa de eletroeletrônicos, que até o momento dividia igualitariamente a produção das memórias com a Sandisk, ficará com 65% da produção de chips, e a Sandisk com os 35% restantes.
Recentemente, a Sandisk rejeitou uma oferta de compra feita pela Samsung no valor de US$ 5,8 bilhões. Em comunicado, Eli Harari, presidente e executivo-chefe da SanDisk, disse o negócio é estratégico e "proporcionará a redução de nossas despesas de capital, fortalecer a nossa posição financeira e aumentar a nossa flexibilidade empresarial".