A Avaya fechou o ano fiscal de 2010, encerrado em setembro, com receita mundial de US$ 5 bilhões, o que representa um crescimento de cerca de 20% na comparação com os US$ 4,2 bilhões registrados no exercício fiscal anterior. Os dados do balanço foram apresentados pelo CEO da companhia, Kevin Kennedy, durante Avaya Americas Partner Conference, evento anual que reúne os parceiros de vendas da empresa, realizado este ano em Las Vegas, nos EUA. Ele ressaltou ainda que o avanço dos negócios se manterá no ano fiscal de 2011.
As principais metas da fabricante de soluções de comunicações unificadas para o ano fiscal corrente, que teve início em outubro, segundo o executivo, são aumentar a lucratividade e ampliar a relevância da marca no mercado. Para atingir esses objetivos, a Avaya aposta todas suas fichas no segmento de vídeo, para o qual desenvolveu um tablet PC com o sistema operacional Android, do Google, voltado para aplicações corporativas de comunicação colaborativa. O plano da empresa nesse segmento é concorrer com a rival Cisco Systems.
Uma das estratégias para aumentar a rentabilidade será realizar vendas cruzadas, tanto de hardware quanto de software, junto à base de clientes obtida com a compra da Nortel Enterprise Solutions. "Vamos monetizar a base de clientes da Nortel e vender novos produtos para esta parcela de clientes", afirmou Kennedy.
A absorção de novos produtos também é um dos focos da empresa na sua busca por expandir a receita, e a aquisição de empresas que tenham tecnologias complementares às da Avaya também não é descartada pelo executivo. "Vamos aproveitar as novas oportunidades de mercado e experiências de comunicação, como no segmento de mobilidade."No diz respeito ao portfólio de produtos, a ideia, segundo Kennedy, é ampliá-lo por meio da injeção de recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação. O investimento nos canais de vendas será outra medida adotada globalmente pela Avaya no decorrer do novo exercício fiscal.
*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Avaya.
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