Bahia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e os municípios de Hidrolândia, em Goiás, Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, Nizia Floresta, no Rio Grande do Norte, e Rio Sono, no Tocantins, serão os primeiros locais a receber o novo sistema unificado de identidade. A definição foi divulgada na terça-feira, 19, por uma comissão técnica delegada pelo Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil (RIC), um cartão com chip que será a nova "carteira de identidade" do brasileiro.
Segundo o Ministério da Justiça, a partir de dezembro começam a ser expedidos os primeiros 100 mil registros do RIC, dos quais cerca de 60 mil registros serão expedidos pelo DF, RJ e BA. Já os outros 40 mil cartões RIC ficarão a cargo dos quatro municípios selecionados.
"A definição dos locais, dentre aqueles que se habilitaram a expedir ainda em 2010 os primeiros cartões, foi feita de acordo com requisitos técnicos baseados na norma ISO para intercâmbio de dados biométricos", explicou o coordenador-suplente do Comitê Gestor do RIC, Sérgio Torres.
- Identidade