A companhia japonesa de varejo on-line Rakuten anunciou nesta quarta-feira, 20, que solicitou à Japan Fair Trade Commission (JFTC), órgão de defesa da concorrência do Japão, para rever os termos do acordo entre o Google e a subsidiária do Yahoo no país. Conforme os termos da parceira que vem sendo costura pelas empresas, ainda sem data para ser formalizada, o Google fornecerá os resultados de buscas para o Yahoo Japão, o qual, por sua vez, cederá espaço para que o site de buscas venda publicidade on-line.
O Rakuten acredita que o acordo colocará o Google numa posição de monopólio na área de buscas no Japão, ferindo as leis antitruste no país. O site de vendas diz que o acerto entre os sites exclui do mercado de buscas e de venda de publicidade on-line todas as empresas que atuam na internet, principalmente as do setor de vendas, que dependem diretamente de exposição em mecanismos de buscas.
A parceria entre o Google o Yahoo Japão, que é independente do existente entre as empresas nos Estados Unidos, foi anunciada em julho como uma forma encontrada para desvencilhar a empresa japonesa do Yahoo EUA. De acordo com as empresas, quando a aliança se concretizar, o Google vai ser responsável por 90% das buscas feitas no Japão (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Varejo