Mesmo com as vendas de iPads abaixo da expectativa dos analistas de mercado, o CEO da Apple, Steve Jobs, afirmou que os tablet PCs vão afetar o mercado de notebooks. A declaração foi feita durante conferência para apresentação dos resultados financeiros da empresa no terceiro trimestre realizada na segunda-feira, 18. "Os iPads provam que não é uma questão de se, é uma questão de quando", disse o CEO, ao comentar o bom desempenho do tablet no mercado.
Um outro ponto tratado por Jobs durante a conferência foi a concorrência com o sistema operacional do Google, o Android. "O Google adora dizer que o Android é aberto e que o iOS e o iPhone são fechados. Achamos isso um pouco hipócrita", cutucou, comparando alguns números dos dois sistemas. "O Android está ativando 200 mil dispositivos por dia e 90 mil aplicativos na sua loja. A Apple ativou 275 mil aplicativos por dia no último mês, com um pico de 300 mil aplicativos em alguns desses dias. Temos mais de 300 mil aplicativos na App Store."
Para Jobs, os lançamentos estão fadados ao fracasso, principalmente pela falta de aplicativos específicos para esses tablets. "Até mesmo o Google está dizendo às empresas para esperar a nova versão do Android no ano que vem. O que quer dizer quando um fornecedor de software diz para não utilizar o software para tablets e você ignora o conselho e os lança mesmo assim?", ironizou.
- Canibalização