Quase 70% dos brasileiros desconhecem serviços bancários no celular

0

O mobile banking, acesso a informações bancárias e realização de transações por celular, ainda é desconhecido no Brasil . Isso é o que revela uma pesquisa encomendada  à Convergência Research pela Acision, fornecedora de serviços e soluções de mobilidade, divulgada nesta quinta-feira, 20. O estudo analisou os serviços de valor adicionado no setor de telefonia móvel no país. De acordo com o levantamento, 69% dos brasileiros, em média, ainda não estão conscientes dos vários serviços de mobile banking e mobile payment que podem ser acessados por celular, segundo revela o Mavam (Monitor Acision de VAS Móvel).

O relatório diz que é surpreendente o número de usuários de telefones móveis que desconhecem a ampla gama de serviços financeiros e bancários disponíveis, sendo que entre os serviços menos conhecidos estão a consulta de saldos (57%), alertas de transação (61%), transferências bancárias entre contas mantidas pela mesma pessoa (66%) e transferências a terceiros (66%). Outros 68% alegaram não ter conhecimento de qualquer atividade de mobile marketing envolvendo a base de clientes bancários, incluindo ofertas e descontos; enquanto que 69% dos entrevistados disseram não saber que desconheciam os tipos de transações móveis que podem ser realizadas, tais como pagamento de impostos serviços.

O produto mais conhecido entre os serviços de mobile money é o alerta de transação SMS (24%). O acesso ao site bancário por meio do celular foi realizado por apenas 10% dos participantes, sendo que apenas 4% nunca tinha feito um pagamento usando o aparelho móvel. O menos conhecido é o aplicativo, com 83%, seguido por WAP, com 73%, e página web, com 49%.

Conforme o levantamento da Acision, o Brasil, contudo, está à frente na América Latina e no Caribe em relação ao acesso à telefonia móvel. Entre junho do ano passado e junho deste ano, o país teve crescimento de 19% no número de linhas móveis, em contraste com os 9% registrados na região. Isso é refletido na receita da indústria do setor, que movimentou R$ 13,587 bilhões.

A pesquisa revela que a principal preocupação dos usuários de serviços de mobile banking é com a segurança. Quando indagados sobre a possibilidade de uso do celular para realizar pagamentos ou acessar a conta bancária, o requisito mais importante apontado por eles é a garantia de segurança, citada por 69%. Em seguida vem a ausência de tarifas extras (65%) e o bloqueio imediato em caso de perda ou roubo do celular (64%). Para a pesquisa foram entrevistados 1.570 usuários de celulares de todas as regiões do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.