O mobile banking, acesso a informações bancárias e realização de transações por celular, ainda é desconhecido no Brasil . Isso é o que revela uma pesquisa encomendada à Convergência Research pela Acision, fornecedora de serviços e soluções de mobilidade, divulgada nesta quinta-feira, 20. O estudo analisou os serviços de valor adicionado no setor de telefonia móvel no país. De acordo com o levantamento, 69% dos brasileiros, em média, ainda não estão conscientes dos vários serviços de mobile banking e mobile payment que podem ser acessados por celular, segundo revela o Mavam (Monitor Acision de VAS Móvel).
O relatório diz que é surpreendente o número de usuários de telefones móveis que desconhecem a ampla gama de serviços financeiros e bancários disponíveis, sendo que entre os serviços menos conhecidos estão a consulta de saldos (57%), alertas de transação (61%), transferências bancárias entre contas mantidas pela mesma pessoa (66%) e transferências a terceiros (66%). Outros 68% alegaram não ter conhecimento de qualquer atividade de mobile marketing envolvendo a base de clientes bancários, incluindo ofertas e descontos; enquanto que 69% dos entrevistados disseram não saber que desconheciam os tipos de transações móveis que podem ser realizadas, tais como pagamento de impostos serviços.
O produto mais conhecido entre os serviços de mobile money é o alerta de transação SMS (24%). O acesso ao site bancário por meio do celular foi realizado por apenas 10% dos participantes, sendo que apenas 4% nunca tinha feito um pagamento usando o aparelho móvel. O menos conhecido é o aplicativo, com 83%, seguido por WAP, com 73%, e página web, com 49%.
Conforme o levantamento da Acision, o Brasil, contudo, está à frente na América Latina e no Caribe em relação ao acesso à telefonia móvel. Entre junho do ano passado e junho deste ano, o país teve crescimento de 19% no número de linhas móveis, em contraste com os 9% registrados na região. Isso é refletido na receita da indústria do setor, que movimentou R$ 13,587 bilhões.
A pesquisa revela que a principal preocupação dos usuários de serviços de mobile banking é com a segurança. Quando indagados sobre a possibilidade de uso do celular para realizar pagamentos ou acessar a conta bancária, o requisito mais importante apontado por eles é a garantia de segurança, citada por 69%. Em seguida vem a ausência de tarifas extras (65%) e o bloqueio imediato em caso de perda ou roubo do celular (64%). Para a pesquisa foram entrevistados 1.570 usuários de celulares de todas as regiões do país.