Tecnologia Serpro agiliza check-in de hóspedes

0

A passeio ou a negócios, a rotina é certa: a chegada no hotel é acompanhada de cansativos minutos preenchendo à mão uma ficha com dados pessoais, de onde se vem e para onde se vai. Mas essa tarefa rotineira também não dispensa o trabalho do hotel, que precisa digitalizar os dados preenchidos e enviar para o Ministério do Turismo (MTur). Tais informações atendem a Lei do Turismo, que obriga hotéis, hostels e pousadas a registrarem a coleta de dados e a movimentação diária dos hóspedes.

Felizmente, essa rotina vai mudar. Os dados, claro, continuarão sendo coletados, visto que são estratégicos para que o Mtur possa planejar suas ações, unificar as informações dos turistas, atrativos turísticos e até mesmo a construção de roteiros com guias. A mudança está na captação. O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, em parceria com o Ministério do Turismo, lançaram nesta quinta-feira, 20, o piloto do sistema Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), aplicação onde será realizada essa coleta de dados.

"A parceria com o Serpro para a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital atende a uma demanda antiga do setor e nos permitirá avançar no desenvolvimento de soluções que aprimorem as informações disponíveis sobre turismo no Brasil, essenciais para aperfeiçoarmos a estruturação do nosso setor" explicou o ministro Carlos Brito na apresentação da solução, que aconteceu nesta quinta-feira, 20 de outubro, durante a 11ª edição do Brazil Travel Market (BTM), evento, voltado a agentes, operadores de viagens e profissionais do trade turístico e que reúne cerca de 5 mil representantes do setor no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Segundo o presidente do Serpro, Gileno Barreto, com a solução o novo check-In será totalmente digital e integrado ao Gov.br. "Nossa parceria garante a praticidade e segurança das soluções Serpro e contribuem para o aumento da confiabilidade dos dados enviados ao MTur pela rede hoteleira, permitindo uma base mais consistente que viabilize acompanhar o setor e promover políticas públicas adequadas", relata.

A Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital agiliza o processo de check-in na rede hoteleira. O preenchimento digitalizado e envio imediato desonera o setor privado e traz de imediato a redução do tempo de espera e filas, melhorando a experiência do hóspede e do hotel.

Como funciona

A unidade da rede hoteleira disponibiliza um QR Code e o hóspede faz o login pelo Gov.br, insere as informações solicitadas, envia e pronto. Tá feito o procedimento. E caso o hóspede esteja sem acesso ao celular, o hotel pode disponibilizar um dispositivo para que as informações sejam preenchidas diretamente no sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.