A Alcatel e a Lucent Technologies anunciaram nesta segunda-feira, 20/11, que as empresas receberam a aprovação do Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), sob as provisões da emenda Exon-Florio, para darem andamento à sua fusão.
A Alcatel e a Lucent submeteram uma notificação voluntária ao CFIUS em agosto de 2006, que preparou uma recomendação sobre fusão e a encaminhou ao presidente dos Estados Unidos na fase final do processo de aprovação.
O presidente aceitou as recomendações do CFIUS, que não suspendem ou proíbem a proposta de fusão entre as empresas, desde que, dentro de prazos determinados, as companhias executem um Acordo de Segurança Nacional e um Acordo Especial de Segurança, sobre os quais as empresas já concordaram com as agências do governo norte-americano.
Ambas as empresas afirmam que vão concluir os dois acordos dentro do prazo estipulado e acordado com as agências.
Elas estão acelerando o processo para finalizar a transação, e esperam completar a fusão no dia 30 de novembro próximo, data que está dentro do prazo de seis meses a um ano anunciado originalmente no dia 2 de abril de 2006.