Usando como modelo tecnologias que acompanham as atividades dos consumidores no comércio eletrônico, a FX Retail Analytics levou essa expertise do online para o varejo físico, trazendo para os lojistas o conhecimento de métricas e dados para permitir ganhos de eficiência para o mundo off-line.
A empresa nasceu em 2015 com o objetivo de oferecer informações detalhadas sobre o comportamento do consumidor nos vários ambientes de varejo. Liderada por Walter Sabini Junior, empresário e empreendedor em diversas startups de tecnologia, a FX Retail Analytics criou soluções de análise de tráfego de pessoas dentro do conceito de Internet das Coisas (IoT, viabilizando indicadores como taxa de conversão, de atratividade do estabelecimento físico, tempo de permanência na loja, frequência de visita do consumidor, lealdade de compras nos estabelecimentos. Com um recurso de vídeo, o sistema faz a identificação dos visitantes únicos por meio da rede wi-fi realizando a leitura do Mac Adress dos smartphones de cada visitante.
existe a possibilidade contabilizar visitas duplicadas e funcionários presentes no ambiente. Para redes de estabelecimentos comerciais, por exemplo, é possível ainda ranquear os pontos de vendas entre si para comparação de performance.
"O mercado de fluxo é extremamente carente no Brasil e apenas 5% das lojas utilizam alguma solução específica para potencializar vendas a partir dos insights trazidos pela análise do tráfego. Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% dos players já fazem uso de tecnologia. Somos o Google Analytics do varejo off-line no Brasil", comenta Sabini.
Através de um Peek Computer, dispositivo IoT de mutisensores instalado no ambiente sem necessidade de cabos ou servidores locais e com tecnologia própria, o varejista consegue acesso a diversos dados comportamentais do seu cliente.
"O Peek Computer é o primeiro dispositivo de IoT do varejo brasileiro. Aparelhado com câmera, Wi-Fi e Bluetooth, consegue através de visão computacional coletar informações acuradas sobre o tráfego de qualquer estabelecimento. O melhor, é ter acesso a essas informações em tempo real, a qualquer tempo e de qualquer lugar por meio do aplicativo", ressalta Sabini.
Vicente Rezende, sócio da FX, e com larga experiência no e-commerce em empresas como B2BW e c-Nova, explica a solução acessível para qualquer tamanho de empresa, com assinatura a partir de R$ 149 mensais, oferecendo insights por meio de análises detalhadas disponíveis online através de aplicativo mobile, dashboard ou de integração via API. Empresas como Lojas Marisa, Chilli Beans, Multicoisas, The Beauty Box e vários shoppings centers já estão usando a solução.
"O objetivo da tecnologia é oferecer mais insights à gestão das lojas físicas. O e-commerce é orientado por dados e agora vejo uma oportunidade gigantesca de trazer a expertise nativa deste segmento para o varejo físico", enfatiza Rezende.
IOT Business Forum
A solução da FX Retail Analytics de monitoramento de varejo físico será apresentada por Walter Sabini na programação de palestras do IoT Busines Forum, dia 6 de dezembro, no WTC-SP.