Na quarta-feira (13/11), a Alares, operadora de telecomunicações que oferece serviços de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming e telefonia fixa com sede em São Paulo (SP), anuncia os resultados consolidados do terceiro trimestre de 2024 (3T24).
"Neste trimestre, tivemos expressivos crescimentos do EBITDA e da receita líquida decorrentes de nossa capacidade de integrar rapidamente operações de empresas adquiridas à operação Alares, somados ao foco constante na eficiência operacional e na melhora da experiência do cliente.", afirma Denis Ferreira, CEO da Alares.
EBITDA e receita líquida
Entre julho e setembro de 2024, a Alares alcançou EBITDA de R$ 83 milhões – crescimento de 50,1% em relação ao 3T23. Isso representou uma margem EBITDA de 46,1% – um avanço de cinco pontos percentuais também em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa expansão significativa de margem é decorrente da contínua captura de sinergias relativas à aquisição Webby, maior alavancagem operacional (crescimento orgânico e inorgânico), além da realização de projetos de eficiência na companhia.
A receita líquida também foi destaque, totalizando R$ 180 milhões e registrando um aumento de 33,7% versus o 3T23, impulsionada pelo crescimento da base de clientes e pelo aumento do ARPU da base.
Experiência do cliente
No trimestre, o churn médio foi o menor da história da companhia, com redução de 0,27 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. "Essa performance está relacionada à capacidade da Alares em entregar alta qualidade de serviços a seus usuários e a disciplina na captura de novos clientes. A melhora reflete o resultado de ações como o refinamento dos modelos de crédito, antifraude e cadastro, além de investimentos em infraestrutura", destaca Ferreira.
Como reflexo desta performance, a empresa ainda foi contemplada em três premiações com foco no cliente: o troféu prata na 30ª edição do prêmio ABEMD pelo case "Performance 360 – Potencializando Equipes por Meio de Gestão e Engajamento"; duas estatuetas no Prêmio ABT 2024, nas categorias "Operações de Cobrança" e "Atendimento por Redes Sociais"; e como marca mais lembrada pelos natalenses no segmento "Provedor de Internet" do 22º Top Natal.
Expansão e alcance da rede
No 3T24, a Alares registrou um crescimento de 25,3% na base de assinantes em comparação com o 3T23, chegando em um total de 641 mil usuários finais. Além disso, foram adicionados 602 mil homes passed, demonstrando a capilaridade da rede Alares e sua capacidade de expansão.
Portfólio incrementado
Com um portfólio em constante evolução, a Alares trouxe para os clientes novos serviços digitais, como PlayKids, Zen App, e uma oferta diferenciada de banda larga gamer com 1 Giga de internet, serviço Exitlag de redução de latência e Super Wi-Fi 6.
M&As
A empresa concluiu, em outubro de 2024, a compra da Azza, um marco estratégico que adiciona 136 mil novos clientes à sua base e posiciona a empresa como o 4º maior ISP do Estado de São Paulo, segundo dados da Anatel. A integração dessa operação é uma prioridade e será realizada de forma rápida e com significativa captura de sinergias.