Cerca de 93% dos portais corporativos ainda não atingiram a maturidade considerada ideal, de forma a apoiar efetivamente o negócio e promover a gestão do conhecimento. A constatação é de pesquisa conjunta realizada pela Conectt e a Plena Consultores, consultoria especializada em portais corporativos e gestão do conhecimento, que avalia o grau de maturidade dos websites no que diz respeito à aderência a estratégia empresarial. Dos portais das 157 companhias pesquisadas, mais da metade (40,76%) apresentou pouco ou nenhum alinhamento ao negócio.
Apesar disso, se comparado com a pesquisa feita em 2005 o cenário parece mais animador, ainda que muito lento. A porcentagem de portais corporativos nada aderentes ao negócio diminuiu de 12,10% para 10,19%. Ao mesmo tempo, o número de portais muito aderentes ao negócio também caiu de 7,64% para 7,01%.
As camadas intermediárias também sofreram alterações, mostrando que as intranets que ainda não se caracterizam como portais corporativos estão avançando, chegando a melhores níveis de apoio ao negócio. De acordo com o estudo, 42,04% delas estão razoavelmente alinhadas com a estratégia de negócio da empresa.