A Datasul anunciou a compra da Gens, fabricante de sistemas para clínicas, consultórios, hospitais, homecare e também para saúde ocupacional. O valor da aquisição será equivalente a 5,25 vezes o Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) realizado pela empresa neste ano. Além disso, estão previstas bonificações atreladas à superação de metas de expansão do Ebitda nos dois anos consecutivos, com base no múltiplo de 3,75 vezes em 2008, e três vezes em 2009 ? Ebitda que exceder determinados patamares em cada ano a ser consolidado nos resultados da Datasul. Nos últimos 12 meses, o faturamento da Gens foi de cerca de R$ 6 milhões, 75% dos quais provenientes de receitas recorrentes e novas licenças de uso.
Com o negócio, a Datasul amplia a oferta de softwares na área de saúde, que transformará a Gens em uma franquia especializada em soluções e serviços para essa vertical. "O setor de saúde é um mercado que exige conhecimento do negócio e profundidade funcional, por isso investimos continuamente para oferecer algo mais do que somente um ERP", explica Jorge Steffens, presidente da Datasul. "A partir dessa aquisição, nossa oferta para saúde alcança um novo patamar. Atingimos a ponta da cadeia de valor, atendendo clínicas, consultórios médicos, homecare, além de hospitais, planos de saúde e laboratórios", completa o executivo.
Fundada em 1991, em Porto Alegre, a Gens desenvolve projetos específicos para grandes redes de prestadores e instituições de saúde. Seu principal produto é o sistema Personal Med, software utilizado por cerca de 60 mil usuários. O sistema é usado pra o controle de resultados de exames, controle financeiro e para operações específicas para cada especialidade médica.
Hoje a empresa atende cerca de 30 mil clínicas e consultórios, e cem clientes corporativos, entre hospitais, operadoras de planos de saúde e áreas de saúde ocupacional. A carteira de clientes é formada por empresas do setor de saúde suplementar como Unimed Porto Alegre e a Dix Amico (grupo Amil) e empresas de outros setores como Banco Itaú, Volkswagen, General Motors e Renault.
Essa é a oitava compra realizada pela Datasul desde a abertura de capital. A vertical de saúde vem recebendo fortes investimentos desde 2005, quando a empresa adquiriu a gaúcha DZSet. No ano seguinte, comprou a Informenge, fornecedora de software de gerenciamento de planos de saúde.
A Datasul anunciou também que vai recomprar todas as ações de sua emissão, para permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento. Ao todo serão adquiridas 833 mil ações ordinárias, equivalentes a 4,4% do total de ações em circulação, que perfazem um total de 18.913.236 ações ordinárias. O prazo máximo para a realização da operação é de 180 dias, que passou a contar a partir da quarta-feira (19/12).