Em comunicado enviado nesta quinta-feira (20/12) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Vivo informa ao mercado que celebrou um contrato de compra e venda de ações com a Telemar Norte Leste, visando à venda das ações da Tele Norte Celular Participações que a Telpart Participações comprometeu-se a transferir para a Vivo.
O acordo nada mais é que a venda da operadora Amazônia Celular para o grupo Oi. O preço de aquisição das ações é de R$ 120.009.893 e está sujeito a determinados ajustes nos termos do contrato de compra e venda, sendo equivalente ao preço acertado entre a Vivo Participações e a Telpart.
Com o negócio a Vivo resolve eventuais problemas regulatórios relativos à sobreposição de licença na mesma área. No âmbito concorrencial, a operadora também poderia ter dificuldade em conseguir a aprovação da transação, já que as bases das duas empresas juntas ultrapassam os 50% de particiapação de mercado.
?Com a venda das ações da Tele Norte Celular Participações, a companhia entende que poderá solucionar eventuais dificuldades regulatórias que poderiam estar impactando na apreciação da aquisição das ações da Tele Norte Celular Participações pela Anatel, e facilitar o fechamento da operação realizada com a Telpart?, afirma a Vivo no comunicado.
A Oi também atua na região da Amazônia Celular, mas sua participação de mercado é menor do que a da Vivo.