Daqui a três anos, 33% das marcas irão integrar a função de pagamento em seus aplicativos para dispositivos móveis. Projeção do Gartner é que esta tendência vai se consolidar para que as marcas possam vender diretamente e melhorar a experiência do cliente, especialmente nos setores de moda, alimentação e entretenimento.
“Muitas marcas de consumo lançaram aplicativos focados em atividades de marketing, tais como informações sobre produtos, programas de fidelidade, cupons ou ofertas. Apenas uma pequena parcela de early adopters integrou funções de pagamento”, analisa a diretora de pesquisa do Gartner, Sandy Shen. “As empresas precisam auxiliar os clientes na tomada de decisão de compra de maneira eficiente e personalizada. Os aplicativos das próprias marcas podem ser bons para isso, e o pagamento é apenas o ponto final da compra”, explica.
De acordo com Sandy, as funções de pagamento móvel (m-payment) vão combinar desde áreas nos próprios apps até mesmo mensagens de texto (SMS) e navegação web. “Nos mercados desenvolvidos, os aplicativos vão liderar, enquanto nos países emergentes o SMS será dominante num primeiro momento”, considera.
Para o Gartner, há espaço para desenvolvedores agregarem diversas marcas em um único software, no qual o poder de escolha é maior. Esses aplicativos podem ser desde no formato marketplace, ou seja, um único local para venda de diversos artigos de diferentes marcas, ou até mesmo apps especializados em determinado setor ou localidade geográfica. Os softwares das próprias marcas terão que competir com esses agregadores em termos de conteúdo e experiência do usuário.