As PMEs apostam nas tecnologias da Indústria 4.0 para o crescimento e melhorias no portfólio. É o que revela o estudo "O Futuro Impulsionado pelos Dados das Indústrias Brasileiras", o primeiro com foco na América Latina conduzido e recentemente lançado pela Software.org, a Fundação da BSA|The software Alliance.
Segundo a pesquisa 9% das pequenas companhias nacionais esperam a criação de novos e melhores modelos de negócios com a digitalização e tecnologias da Indústria 4.0; de 36 a 38% das pequenas e médias vislumbram melhorias na qualidade de seus produtos e serviços, e de 21 a 24% têm a perspectiva de que a digitalização ajudará a desenvolver portfólios mais personalizados.
O estudo também levantou os principais desafios internos e externos que precisam ser transpostos rumo a esses resultados, além de possíveis soluções para cada um deles. Os serviços em Nuvem, por exemplo, aparecem como alternativa aos altos custos da digitalização, pois permitem novos modelos de negócio; a implementação e integração de processos de TI também.
Criptografia e gerenciamento de identidades e acessos são medidas indicadas contra a ameaça dos ataques cibernéticos; assim como um processo de educação minucioso para a adaptação à nova Lei de Proteção de Dados.
O estudo é também o primeiro no âmbito da Aliança 4.0 – consórcio de entidades nacionais que trabalham para o fomento da indústria 4.0 no país – do qual a BSA é signatária.