A Natura segue investindo em inteligência artificial e ferramentas digitais com o objetivo de aprimorar e personalizar a jornada de compra dos seus clientes, através de uma consultoria especializada. Após o lançamento da ferramenta de Análise Personalizada da Pele, a empresa anuncia o lançamento de um dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos.
O diagnóstico é feito com a ajuda de um aplicativo, a câmera do smartphone e uma lente portátil acoplada no aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Hoje, a tecnologia já possuí sua patente requerida no Brasil.
Ao longo de anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos. Foram selecionadas mechas de cabelos de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais 18 mil imagens de fios de cabelo que possibilitaram aumentar a precisão do algoritmo por meio do aprendizado de máquina (machine learning) e indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos.
A inteligência artificial da ferramenta também foi utilizada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina e hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. A experiência estará em teste nos próximos meses e possibilitará conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.
O lançamento faz parte da estratégia de apoio à consultoria de beleza, que tem como objetivo disponibilizar ferramentas digitais que valorizam a experiência entre nossa rede e os clientes. Por enquanto o Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível em algumas lojas.
A partir de março de 2023, todas as Consultoras do Brasil terão disponível uma versão adaptada da ferramenta no seu espaço digital, fortalecendo a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no ambiente digital. Elas poderão incluir dados em um questionário, como o tipo do cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. Com isso, nossas Consultoras estarão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor rotina de tratamento.
"Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes. Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências exclusivas que promovemos", comenta Roseli Mello, líder global de P&D da Natura.
A executiva também recorda os desafios impostos pela pandemia durante o período de desenvolvimento da ferramenta. De acordo com Roseli, houve uma preocupação da equipe em garantir a segurança das pessoas, tendo em vista a necessidade de contato físico com o cabelo do cliente. "Evidentemente, a continuidade dos testes foi considerada como inviável naquele período já que poderia trazer um risco de contaminação pelo coronavírus durante o processo. Aproveitamos esse meio tempo para aprimorar ainda mais o algoritmo da solução e sua recomendação de produtos e repaginarmos a aplicação do teste que nos ajudará a entender a percepção dos consumidores em relação à tecnologia", explica.
A experiência de Diagnóstico Capilar está disponível desde outubro deste ano, para os clientes que visitarem as lojas Natura participantes do piloto localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. Em 2023, além do lançamento de uma versão da ferramenta no espaço digital da consultora para os clientes quiserem aproveitar uma consultoria mais personalizada, a empresa também pretende levar o Diagnóstico Capilar para uma loja na capital do Chile, Santiago.