Porto Digital e Governo de Pernambuco firmam contrato de R$ 44,5 milhões para impulsionar inovação e empreendedorismo no Estado

0

O Porto Digital e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinaram um Contrato de Gestão de R$ 44,5 milhões, com prazo de quatro anos, representando o maior investimento da história do ecossistema. Este contrato inaugura uma nova fase para a tecnologia e inovação no Estado, com um escopo abrangente que inclui a atualização, implantação e gestão operacional de infraestruturas, fomento ao empreendedorismo inovador e a promoção de transformação digital em cadeias produtivas regionais.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico de longo prazo do Porto Digital para fortalecer sua liderança como referência nacional em inovação e tecnologia. Além de modernizar a unidade em Caruaru, está prevista a criação de três novos espaços avançados para promover o empreendedorismo inovador no interior do Estado. O plano também inclui o desenvolvimento de inteligência de mercado, capacitação de lideranças e a integração de micro e pequenos negócios a soluções tecnológicas.

Entre os resultados esperados, destacam-se a aceleração de até 100 negócios inovadores por ano, com atenção à inclusão de minorias e startups de base tecnológica e economia criativa, e a internacionalização de até 12 empresas pernambucanas anualmente. Adicionalmente, será lançada uma nova estratégia de marketing e comunicação para consolidar Pernambuco como um polo nacional de inovação e atrair investimentos.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destaca a relevância estratégica da assinatura do contrato para o futuro da inovação em Pernambuco. "Investir ainda mais em ciência, tecnologia e inovação é um grande avanço para a nossa economia. Nos últimos anos, Pernambuco ganhou relevância nacional ao ampliar a formação de capital humano especializada, superando o principal gargalo do setor. Estamos aproveitando uma oportunidade global para posicionar o estado estrategicamente, indo além da capital e fortalecendo negócios regionais, conectando cadeias produtivas a soluções tecnológicas. Nosso objetivo é criar um ecossistema integrado que impulsione o desenvolvimento econômico e social e abra novas oportunidades no mercado internacional", afirma Lucena.

Em recente expansão, o Porto Digital deu passos significativos ao ampliar sua presença para além de Pernambuco. Em Goiás, o distrito integra o ecossistema do Centro-Oeste, promovendo a inovação em uma região estratégica para o país. No cenário internacional, o Porto Digital firmou sua posição com um hub em Aveiro, Portugal, fortalecendo parcerias e impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em um ambiente de excelência global.

Inova PE

Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, explicou como o projeto visa transformar a vocação empreendedora do povo pernambucano em negócios prósperos através do programa Inova PE. "O projeto fechou com o Porto Digital o maior contrato de gestão da história com objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e dar suporte para que as pessoas que queiram empreender o façam com qualidade, orientação e inclusão dando também a devida atenção às mulheres empreendedoras", explica.

Essa política pública, considerada um sucesso e referência tanto no Brasil quanto na América Latina, agora se renova com o compromisso de fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação em Pernambuco. A parceria tem duas frentes principais de estratégia: a internacionalização das empresas no Porto Digital Europa, com a inclusão de mais negócios a cada ano, e a interiorização do Porto Digital, que expandirá suas operações para além de Caruaru e do Recife no Estado.

"Passamos muito tempo desenvolvendo e conversando com todos os atores de Pernambuco para permitir que a gente agora tenha uma estratégia muito clara, focada na nova economia, que permita a Pernambuco crescer, se desenvolver, sem deixar ninguém para trás. Com o Porto Digital, podemos trabalhar os arranjos produtivos, abrir polos no interior do estado de Pernambuco e fortalecer a internacionalização de empresas pernambucanas. Serão 10 por ano nesses próximos quatro anos de contrato. Queremos ter um ambiente forte de inovação, nascido da universidade e de parcerias estratégicas como essa", afirma a governadora Raquel Lyra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.