TI Rio e PUC-Rio unem forças para estimularar setor de tecnologia no Estado

0

A TI Rio e a PUC-Rio vão operar em conjunto para fortalecer o setor de tecnologia no Rio de Janeiro. O termo de cooperação reúne lideranças acadêmicas e empresariais para impulsionar iniciativas voltadas à tecnologia.

O acordo busca fortalecer a relação entre a universidade e o setor empresarial, com foco em iniciativas que promovam a pesquisa tecnológica e incentivem a agenda ESG (ambiental, social e de governança).

O reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, destacou a importância da sinergia entre a universidade e o mercado: "A PUC tem um modelo de universidade de pesquisa que precisa estar em contato com a sociedade, com o mundo empresarial e industrial. Essa união é fundamental para vencer desafios como a pobreza, a segurança e a educação de qualidade, produzindo riqueza e apostando em negócios construtivos."

O presidente do TI Rio, aproveitou o evento para fazer uma balanço de 2024 e citar algumas ações da instituição para o próximo ano. Entre as iniciativas promovidas, Blois destacou a parceria com o Santuário Cristo Redentor para ações sociais e de sustentabilidade; a pesquisa de RH, desenvolvida com a colaboração da PUC-Rio; as ações de interiorização, com reuniões de diretoria realizadas em Teresópolis e Três Rios e a criação de uma delegacia regional nesta cidade. "Estamos levando o TI Rio para o interior e expandindo nossas atividades. Para 2025, queremos explorar novas regiões como Friburgo, Niterói, Baixada e Macaé, sempre buscando apoiar e promover o setor de TI no estado. Onde houver pessoas promovendo o desenvolvimento de TI, estaremos auxiliando", afirmou o presidente do TI Rio.

Para fechar o ano, a entidade apresentou o lançamento de uma nova publicação voltada para o setor de tecnologia da informação: a Revista a TI do Rio. Criada com o objetivo de se tornar referência no cenário tecnológico no Rio de Janeiro, o periódico busca apresentar, em profundidade, temas relevantes para o universo da tecnologia. "Nossa proposta é municiar empresários, empreendedores e apaixonados nesse ecossistema nas principais questões que se apresentam no presente e apontam o futuro", diz o Diretor de Comunicação do TI Rio e editor da publicação, Paulo Braga Prado.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontam que o Brasil precisará de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Entretanto, um relatório da Google for Startups, prevê que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. A parceria entre a PUC-Rio e o TI Rio busca enfrentar essa lacuna ao investir no desenvolvimento de projetos inovadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.