A TI Rio e a PUC-Rio vão operar em conjunto para fortalecer o setor de tecnologia no Rio de Janeiro. O termo de cooperação reúne lideranças acadêmicas e empresariais para impulsionar iniciativas voltadas à tecnologia.
O acordo busca fortalecer a relação entre a universidade e o setor empresarial, com foco em iniciativas que promovam a pesquisa tecnológica e incentivem a agenda ESG (ambiental, social e de governança).
O reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, destacou a importância da sinergia entre a universidade e o mercado: "A PUC tem um modelo de universidade de pesquisa que precisa estar em contato com a sociedade, com o mundo empresarial e industrial. Essa união é fundamental para vencer desafios como a pobreza, a segurança e a educação de qualidade, produzindo riqueza e apostando em negócios construtivos."
O presidente do TI Rio, aproveitou o evento para fazer uma balanço de 2024 e citar algumas ações da instituição para o próximo ano. Entre as iniciativas promovidas, Blois destacou a parceria com o Santuário Cristo Redentor para ações sociais e de sustentabilidade; a pesquisa de RH, desenvolvida com a colaboração da PUC-Rio; as ações de interiorização, com reuniões de diretoria realizadas em Teresópolis e Três Rios e a criação de uma delegacia regional nesta cidade. "Estamos levando o TI Rio para o interior e expandindo nossas atividades. Para 2025, queremos explorar novas regiões como Friburgo, Niterói, Baixada e Macaé, sempre buscando apoiar e promover o setor de TI no estado. Onde houver pessoas promovendo o desenvolvimento de TI, estaremos auxiliando", afirmou o presidente do TI Rio.
Para fechar o ano, a entidade apresentou o lançamento de uma nova publicação voltada para o setor de tecnologia da informação: a Revista a TI do Rio. Criada com o objetivo de se tornar referência no cenário tecnológico no Rio de Janeiro, o periódico busca apresentar, em profundidade, temas relevantes para o universo da tecnologia. "Nossa proposta é municiar empresários, empreendedores e apaixonados nesse ecossistema nas principais questões que se apresentam no presente e apontam o futuro", diz o Diretor de Comunicação do TI Rio e editor da publicação, Paulo Braga Prado.
Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontam que o Brasil precisará de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Entretanto, um relatório da Google for Startups, prevê que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. A parceria entre a PUC-Rio e o TI Rio busca enfrentar essa lacuna ao investir no desenvolvimento de projetos inovadores.