A fabricante de celulares japonesa Kyocera anunciou a compra da unidade de celulares da Sanyo, numa transação avaliada em 40 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 375 milhões), o que a transformará na sexta maior fabricante de celulares do mundo. O negócio é resultado do plano de reestruturação que os grandes acionistas estão implementando na empresa, como o banco Goldman Sachs e a Daiwa Securities SMBC, braço na área atacatista da Daiwa Securities Group, para melhorar seus resultados.
Com a aquisição, a Kyocera espera também impulsionar suas operações, hoje bastante combalidas por falta de alcance global da companhia. "Precisamos fortalecer nossas operações em outros continentes, mas nossos próprios recursos são limitados", afirmou o presidente da Kyocera, Makoto Kawamura, ao The Wall Street Journal. "Não podemos esperar um rápido crescimento no mercado doméstico com tantos fabricantes de celular e tanta competitividade", acrescentou o executivo.
Mas os analistas de mercado avaliam que o negócio não deve trazer o crescimento que a Kyocera espera para competir em pé de igualdade com gigantes como a Nokia e a Samsung. De acordo com uma pesquisa do Gartner, a fabricante japonesa ficou na nona colocação no mercado de celulares no terceiro trimestre de 2007, enquanto a Sanyo ocupava a décima posição. Mesmo com as operações combinadas, ela ainda ficaria atrás da Nokia, Samsung, Motorola Sony Ericsson e da LG Electronics, segundo o instituto de pesquisas.
A transação está sujeita às aprovações de praxe e a previsão é que seja concluída até 1º de abril. Com a venda, a Sanyo vai se concentrar na fabricação de baterias recarregáveis.