Formar um núcleo de tecnologia em software que promova a difusão e facilite a adoção da certificação digital pelos órgãos da administração pública é o objetivo do protocolo de intenções que vai ser assinado na quarta-feira (23/1) em Porto Alegre. O acordo será assinado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).
A meta do Núcleo de Aplicação de Certificação Digital em Software (NAC) será também a de propagar o uso da tecnologia para a iniciativa privada e o desenvolvimento no meio acadêmico. Com isso, a cooperação se dará mediante o intercâmbio de conhecimentos e informações técnicas e científicas; preparação de mão-de-obra especializada em sistemas aplicativos; promoção da interoperabilidade entre componentes e sistemas; criação de componentes reutilizáveis para certificação digital, entre outros.
O protocolo de intenções terá validade de um ano, no mínimo. O acordo ainda contará com apoio da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A AC-RS, por exemplo, efetuará o gerenciamento e controle dos resultados obtidos pelos parceiros envolvidos no projeto.
O ITI vai providenciar a publicação do documento no Diário Oficial da União.