Protocolo de intenções deve facilitar adoção da certificação digital

0

Formar um núcleo de tecnologia em software que promova a difusão e facilite a adoção da certificação digital pelos órgãos da administração pública é o objetivo do protocolo de intenções que vai ser assinado na quarta-feira (23/1) em Porto Alegre. O acordo será assinado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

A meta do Núcleo de Aplicação de Certificação Digital em Software (NAC) será também a de propagar o uso da tecnologia para a iniciativa privada e o desenvolvimento no meio acadêmico. Com isso, a cooperação se dará mediante o intercâmbio de conhecimentos e informações técnicas e científicas; preparação de mão-de-obra especializada em sistemas aplicativos; promoção da interoperabilidade entre componentes e sistemas; criação de componentes reutilizáveis para certificação digital, entre outros.

O protocolo de intenções terá validade de um ano, no mínimo. O acordo ainda contará com apoio da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A AC-RS, por exemplo, efetuará o gerenciamento e controle dos resultados obtidos pelos parceiros envolvidos no projeto.

O ITI vai providenciar a publicação do documento no Diário Oficial da União.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.