Exatos quatro dias depois de ter decidido barrar as empresas americanas interessadas em comprar ações do Facebook, o banco de investimentos Goldman Sachs anunciou nesta sexta-feira, 21, ter levantado US$ 1,5 bilhão com investidores para o site de rede social. O montante captado deve elevar o valor de mercado do Facebook para cerca de US$ 50 bilhões. A exclusão dos investidores americanos deveu-se ao temor do banco de que devido despertarem "intensa atenção da mídia" não estivesse de acordo com as normas da Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.
O Facebook revelou não ter planos imediatos de como vai aplicar o dinheiro, mas ressaltou que vai continuar investindo para expandir suas operações. Em dezembro, a empresa russa de investimentos Digital Sky Technologies, o Goldman Sachs e alguns fundos geridos pelo banco investiram outros 500 milhões de dólares no site.
O Facebook adiantou que começará a publicar demonstrativos financeiros até o fim de abril de 2012, o que pode preceder uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
- Aporte