As vendas mundiais de dispositivos portáteis com acesso à internet, baseados nos sistemas operacionais mais simples, como o Android, do Google, e iOS, da Apple, representados em quase sua totalidade por tablet PCs, devem registrar expansão de mais de dez vezes nos próximos cinco anos, de acordo com estudo da Ovum.
De acordo com a consultoria, as vendas de tablet PCs saltarão de 14,2 milhões de unidades, em 2010, para 150 milhões de equipamentos em 2015, o que representa uma taxa de crescimento anual composto de 60%.
Segundo Tony Cripps, analista da Ovum, o aumento da demanda por tablets não resultará não deve afetar as vendas de smartphones. "A demanda será impulsionada principalmente por consumidores que compram dispositivos para complementar seus smartphones", avalia.
O analista ressalta que os tablet PCs se posicionarão como o "terceiro computador" para o segmento de mercado no qual a penetração de PCs e smartphones é elevada ou como o primeiro equipamento, na faixa em que há baixa penetração de PCs.
A consultoria revela que o iOS da Apple fechou 2010 com 90% participação nesse mercado. Mas essa parcela, entretanto, deve cair para 35% até 2015, enquanto que a representatividade do sistema operacional Android subirá para 36%. Já as demais plataformas como o BlackBerry OS, que equipará o Playbook, tablet da RIM, e o sistema da HP para tablets, baseado no WebOS, entre outras, representarão, juntas, 29% do mercado.
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