Após os rumores no mercado dando conta que a Comissão Europeia teria pedido mais informações sobre a compra da McAfee pela Intel e que o negócio corria o risco de ser bloqueado pelo órgão regulador da União Europeia, agora especula-se que a transação está em vias de ser liberada. Segundo fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal, a fabricante de chip teria feito mais concessões às autoridades europeias para poder concluir a aquisição.
Recentemente, a Comissão Europeia se disse preocupada com os impactos da compra para a indústria software de segurança. A inquietação das autoridades europeias era porque se a Intel resolvesse embutir as soluções da McAfee em seus microprocessadores teria uma vantagem desleal sobre as concorrentes. A compra foi anunciada em agosto do ano passado, por US$ 7,7 bilhões.
Diante dessa ameaça, os órgãos reguladores europeus pediram às empresas do setor que fornecessem argumentos para barrar a compra e para que um processo judicial pudesse ser aberto contra a empresa (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Com a possibilidade de ter o negócio bloqueado, a Intel optou por um comprometimento maior com a União Europeia e suas instituições de fiscalização da competição e fazer ainda mais concessões em sua atuação no mercado de segurança.
As fontes ouvidas pelo jornal americano, no entanto, não souberam informar o que foi pedido pela Comissão Europeia e o que foi oferecido pela Intel. Procurados, nenhum dos envolvidos no caso quiseram se pronunciar.
- Liberada