Infovia interliga diversos órgãos públicos de São Bernardo do Campo

0

Uma rede que interliga 383 prédios e espaços públicos de São Bernardo do Campo foi construída com investimento de R$ 14,785 milhões para suportar serviços de voz, dados e vídeo sobre internet prestados aos cidadãos.
No projeto, aprovado em licitação, foram utilizados 300 quilômetros de cabos de fibra ótica e equipamentos de tecnologia GEPON (Gigabit Ehernet Passive Optical Network), fornecidos pela Furukawa. A implantação ficou por conta da Net Telecom.
A infovia dá suporte às comunicações das secretarias e instalações das escolas municipais, dos centros de inclusão digital da cidade, bibliotecas, hospitais públicos, unidades de pronto atendimento de saúde (UPAS), postos de saúde e as vias públicas – avenidas, ruas, praças e parques de São Bernardo do Campo.
O aporte para montagem da infraestrutura foi feito pela Secretaria de Administração e Modernização. Segundo Suselide Cristina Tenani, executiva de TI da prefeitura de São Bernardo do Campo, a rede é a base para projetos importantes que englobam a cidade.
“Hoje já são mais de 900 serviços administrativos ofertados pela ‘Rede Fácil’, muitos deles podendo ser resolvidos na hora e por meio eletrônico”, exemplifica.
A executiva cita, também, a integração de 73 escolas públicas à Infovia através de redes sem-fio (wireless), as quais ganharam cobertura do sinal nas salas de aula e pátios. A iniciativa permite que os alunos desenvolvam atividades baseadas na internet por meio de 15 mil netbooks, que também foram adquiridos pela prefeitura.
“Hoje temos uma rede municipal convergente de alto desempenho e padronizada dentro das normativas e certificações internacionais de TI, com potencial para a redução de até 70% dos gastos mensais recorrentes com links de internet das operadoras de telefonia, já que o maior tráfego de ligações ocorre entre os departamentos do município”, complementa Suselide.
Há mais processos relacionados à infovia em andamento. O monitoramento por câmeras, controle dos semáforos para melhorias no trânsito e implantação de telefonia IP em todas as estações de trabalho vinculadas à prefeitura são alguns exemplos. Faz parte dos planos espalhar hotspots para promover a inclusão digital e oferecer internet gratuita à população.
De acordo com Luiz Donizeti Rodrigues de Oliveira, diretor-presidente da Net Telecom – empresa que já instalou dez projetos de Cidades Digitais no Estado de São Paulo –, a infovia de São Bernardo do Campo foi construída no conceito de anéis óticos, topologia que facilita e torna mais ágil o lançamento de malha de fibras óticas, garante a redundância e a segurança do ambiente.
“No conceito de anéis, se há um rompimento de fibra ou qualquer outra interferência na rede, os dados seguem por uma roda alternativa, garantindo velocidade no tráfego de dados e a comunicação”, explica.
O ambiente está preparado para suportar o tráfego de dados, voz e vídeo. Além disso,e integra dois datacenters que interligam 13 POPs (pontos concentradores) principais e posicionados de forma estratégica em diferentes bairros da cidade.
“Os POPs, por sua vez, interligam o core da rede aos prédios e espaços públicos por meio de ativos robustos e gerenciáveis, que garantem a gestão proativa da rede.  Eles estão também equipados com no-breaks para garantir a alimentação elétrica por até duas horas, em caso de falta de abastecimento”, informa Donizeti.
O projeto da Infovia envolveu ainda a modernização das redes LAN (Local Area Network) da maioria dos prédios utilizados pela prefeitura, porque muitos deles tinham infraestruturas lógicas antigas, de mais de 20 anos, sem nenhuma padronização dos sistemas. 
No total, o projeto contemplou a atualização de mais de 7 mil pontos de acesso para dados, telefonia e rede elétrica, com a linha Premium da Furukawa, uma solução completa de cabeamento metálico e acessórios em CAT. 6 e  CAT.5e.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.