Uma análise da Bain sobre a carreira dos CIOs mostra que 92% têm mais de 15 anos de experiência profissional, 54% foram contratados a partir de cargos no C-level, 70% têm formação ou trajetória profissional na área de tecnologia e 62% ocupam a posição há mais de 5 anos – a média de tempo na função é de 8 anos.
A senioridade exigida pelo cargo coincide com uma tendência identificada pela consultoria diante da relevância que a tecnologia assumiu como principal alavanca de crescimento e competitividade das empresas.
A necessidade de ampliar o uso de IA e automação, modernizar infraestruturas, capacidade computacional, governança de dados e segurança está entre os principais motivos para que o cargo de CIO, além de exigir perfil técnico próprio da posição, tenha incorporado as funções de Chief Technology Officer (CTO) e Chief Digital Officer (CDO).
De acordo com Luis Diez, sócio da Bain e líder da prática de Enterprise Technology na América do Sul, a prática de unir as funções permite eliminar possíveis silos organizacionais, acelerar decisões e fortalecer a competitividade: "Quando esses cargos não estão consolidados sob um mesmo executivo, são maiores as chances de as empresas passarem por conflitos internos e iniciativas de TI que não se alinham. Unificar as áreas ajuda a criar sinergia, integrando diferentes perspectivas e permitindo que um único gestor lidere a melhor estratégia para explorar a tecnologia no negócio", explica Diez.
A pesquisa da Bain mostra que o CIO hoje deve ser responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de TI, segurança e eficiência operacional, mas também desempenhar o papel de CTO como liderança de inovação e aplicação de tecnologias emergentes, além de atuar em iniciativas relacionadas à transformação digital e à experiência do cliente, originalmente sob comando do CDO.
Esse novo perfil requer habilidades de liderança com visão estratégica, competência técnica e capacidade de traduzir tecnologia em valor de negócio, ajudando a eliminar silos organizacionais, acelerar decisões e fortalecer a competitividade do negócio.