Com cerca de 7 mil participantes, teve início nesta terça-feira, 21/2, em Paris, o Alcatel Enterprise Fórum, onde as novidades foram o lançamento da plataforma de contact center para pequenas e médias empresas (OmniTouch Contact Center Premium Edition) e o reforço da estratégia de Serviços de Comunicação Gerenciados.
Segundo Alain Plenier, vice-presidente de Soluções para o mercado corporativo da empresa, o produto deverá chegar ao Brasil em maio próximo, o que deverá incrementar as vendas da divisão Enterprise na América Latina em 15%.
No ano passado elas cresceram 26%. Mundialmente a Alcatel faturou 13,1 bilhões de Euros, divididos igualmente entre as áreas de telefonia fixa, telefonia móvel e corporativo.
Disse ainda que fechou um contrato Serviços Gerenciados com a Telmex do México (controladora da Embratel/Claro), onde está concentrado o DataCenter, interligado com os PABXs dos clientes. Esse modelo deverá ser estendido para as demais subsdiárias do grupo na América Latina.
No ano passado, a Alcatel também fechou a mesma modalidade de contrato com o Carrefour, para gerenciar a comunicação de 50 supermercados da rede em diversas cidades, conectadas por IP.
Plenier vê com o otimismo o crescimento do mercado latino-americano devido à estabilidade econômica dos países, apesar de reconhecer que adoção da tecnologia IP ainda está abaixo das expectativas no Brasil e na Argentina, ao contrário do México, onde a taxa de adesão ao IP é bem maior. ?Fechamos um contrato com Cuba, para modernizar a comunicação dos 25 maiores hospitais da ilha?, anunciou.
U Centric
O tema do Alcatel Fórum é U Centric, uma estratégia que através de um serviço unificado que atende o profissional da empresa nos diversos papéis que ele representa, quer como empregado, quer como fornecedor ou comprador.
De acordo com uma pesquisa divulgada na abertura do evento, 50% do conhecimento de uma empresa não está documentado em nenhum sistema; 45% das decisões de negócios são tomadas por uma única pessoa e 17% das decisões são adiadas por causa de um funcionário estar fora do escritório ou difícil de ser localizado.
Conectar esse usuário de forma rápida, em qualquer lugar, qualquer hora, qualquer device, usando as diferentes tecnologias de comunicação (telefone, cellular, e-mail, chat, instant messenging, etc) é a proposta do U-Centric, que objetiva dar maior eficiência ao profissional.
Produtos
O OmniTouch Contact Center Premium Edition junta o core do da versão 7 do software de call center da Genesys com a tecnologia de acesso do OmniPCX da Alcatel, com interface gráfica que permite a utilização e o gerenciamento somente com um clique do mouse.
Com versão que vai de 20 a 150 usuários, ele tem implementação e customização rápida, necessaries a esse perfil de cliente. Com a tecnologia da I-Box, empresa comprada pela Alcatel no ano passado, é possivel para um pequena empresa trabalhar de forma colaborativa. Cada funcionário pode acessar fora do escritório uma página com as aplicações tanto da área de dados como de telefonia.
Também foi apresentado no Fórum a nova versão do Omni Acess WLan, que integra de forma segura comunicação Wi-Fi aos switches e telefones IP, permitindo aos usuário trabalhar dentro da empresa conectado a uma rede sem fio, e fora, através de GSM.
Na área de segurança, a linha Omni Switch recebeu novas melhorias contra ataques, além de facilidades para gestão e diminuiçao de tempo do administrador de redes com tarefas repetitivas.