A receita operacional da Telefônica ? Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telesp) ? cresceu 8,2% e chegou a R$ 14,395 bilhões em 2005. O Ebitda acumulado no período (lucro operacional mais depreciação) atingiu R$ 6,552 bilhões, resultado 8,5% superior na comparação anual. Já o lucro líquido aumentou 16,5%, passando de R$ 2,181 bilhões em 2004, para 2,542 bilhões reais neste ano.
O resultado ganhou impulso no ano passado com o crescimento expressivo do número de clientes do serviço Speedy (internet em banda larga) e dos planos alternativos de telefonia fixa, como as Linhas Econômicas e o Internet Ilimitada, que oferece tarifa ?flat? no acesso discado à web, conforme relatório do balanço consolidado entregue nesta terça-feira (21/2) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O Speedy, conexão à internet que utiliza a tecnologia ADSL, atingiu 1.206.799 assinantes, o que representa um aumento de 46% na base ao longo do ano de 2005. O balanço destaca ainda o crescimento dos planos alternativos de telefonia fixa, como a Linha da Economia Família, que em menos de nove meses superou 1 milhão de clientes, e o Plano Internet Ilimitada, que já conta com mais de 100 mil clientes.
Outro destaque apontado no balanço foi o crescimento do investimento de capital (Capex) realizado, que cresceu 24,9% em relação ao ano passado. Em 2004, a empresa investiu R$ 1,339 bilhão; em 2005, foi R$ 1,673 bilhão.
?Além de investirmos mais do que em 2004, procuramos manter no ano passado a austeridade nos gastos e redobrar nossos esforços nos novos serviços, como o Speedy ? sem, no entanto, descuidar dos chamados serviços tradicionais?, diz o presidente da Telefônica SP, Fernando Xavier Ferreira, que preside também o Grupo Telefônica no Brasil. ?Procuramos, porém, encontrar maneiras criativas para manter a vitalidade da telefonia tradicional. Com planos alternativos como o Internet Ilimitada e as Linhas Econômicas, oferecemos acesso ao serviço para quem anteriormente não tinha possibilidade financeira de usufruí-lo. Nos lançamentos mais recentes da Linha da Economia Família, por exemplo, 83% dos clientes não tinham acesso ao serviço de telefonia fixa?, completa.