O Brasil vai importar tecnologia de Portugal que permite a realização de consultas médicas a distância. A fornecedora será a Portugal Telecom Inovação, que participará de um seminário sobre medicina, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, durante o qual apresentará a solução, batizada de Medigraf.
"Trata-se de um produto inovador, que permite o diagnóstico em tempo real a distância, sem a necessidade de deslocação de pacientes em ambulâncias até um centro médico especializado", afirmou Rui Luís, responsável por produtos e serviços da PT Inovação.
Ele explicou que a tecnologia permitirá que um doente em um centro de saúde do interior do país, que esteja interligado a um hospital por meio da tecnologia, seja examinado por um especialista, mesmo a quilômetros de distância.
As primeiras duas plataformas serão instaladas para interligar a Escola de Ultra-Sonografia e Reciclagem Médica de Ribeirão Preto (EURP) e o Instituto de Medicina Reprodutiva e Fetal (IMRF) de São José do Rio Preto.
Em Portugal, a tecnologia já é utilizada pelos principais hospitais e centros de saúde do interior do país há pelo menos seis anos. ?Atualmente, a tecnologia está sendo testada, com a realização de consultas em tempo real, em hospitais de Portugal e Angola?, disse Luís.