O executivo-chefe (CEO) da Intel, Paul Otellini, passará a ocupar uma cadeira no conselho de líderes da nova política de incentivo à inovação do governo americano. A Casa Branca, sede da presidência dos Estados Unidos, nomeou o executivo Conselheiro de Trabalho e Competitividade da administração do presidente Barack Obama.
Segundo informações do The Wall Street Journal, o grupo foi criado em janeiro deste ano e será capitaneado pelo CEO da General Electric, Jeffrey Immelt. Outros membros devem ser anunciados ao longo desta semana, conforme forem sendo traçados os objetivos e planos do novo conselho.
O jornal americano explica que as nomeações foram feitas durante reunião do presidente Obama com líderes das principais empresas de tecnologia, ocorrida na quinta-feira, 18, em San Francisco, na Califórnia. Estiveram presentes Steve Jobs, da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, Eric Schmidt, do Google, e Larry Elison, da Oracle.
A imprensa não pôde acompanhar a reunião, mas pessoas próximas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal informaram que as conversas giraram em torno de planos de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação nos EUA.
De acordo com as fontes, foram discutidas ideias para criação de planos de incentivo à contratação de novos talentos, fomento à exportação, políticas de apoio ao crescimento de empresas inovadoras e melhoria da qualidade do ensino no país. Parte da nova política de inovação da administração Obama é incentivar as companhias a criar vantagens competitivas por meio do investimento em educação – discurso, segundo o diário americano, bastante semelhante ao dos executivos mais experientes da Intel.
- Conselheiro