O Consórcio Internacional World Wide Web (W3C) anunciou que a versão 5.0 da linguagem de internet HTML estará pronta nos próximos meses e se prepara para lançar a última chamada em maio próximo. O chamado é um convite para comunidades dentro e fora do W3C para confirmar a adequação técnica das especificações.
O HTML5 é a linguagem de marcação mais comum e popular, usada para criar documentos, desenvolver sites e aplicativos de internet. Com a adoção do novo protocolo, o acesso à web tende a ficar mais rápido e com mais recursos, principalmente os ligados ao acesso a conteúdo multimídia.
Para o executivo-chefe (CEO) do W3C, Jeff Jaffe, elevar o HTML5 ao estágio de "recomendação" significa "proporcionar à web um ambiente mais estável, seguro e interoperável". Segundo ele, a escolha do ano de 2014 como prazo para a adoção da nova linguagem significa "o próximo passo em atender às expectativas da indústria".
Hoje, o grupo de desenvolvedores de HTML conta com mais de 50 empresas de todas as partes do mundo, segundo o W3C. Ao todo, são cerca de 400 pessoas, incluindo designers, engenheiros, autores de conteúdo técnico e teórico e representantes dos provedores de acesso.
- Protocolo