O comércio eletrônico deve apostar na tecnologia móvel de mensagem curta de texto (SMS) para recuperar a fatia de mercado perdida em 2012, quando registrou crescimento abaixo do esperado (aumento de 18% nas vendas, contra previsão inicial de 25%, de acordo com a e-bit).
A avaliação é de especialistas do setor que vêem na versatilidade do SMS a capacidade de, entre outras aplicações, combater atrasos na entrega de produtos, uma das maiores queixas do consumidor online em 2012, segundo a e-bit.
"Em 2012 o setor utilizou 25 milhões de SMSs, e a expectativa esse ano é dobrar o número", diz Daniel Bulach, gerente de negócios da Zenvia, especializada em mobilidade corporativa.
Na avaliação do executivo, a ferramenta gera mais compromisso e transparência na relação empresa/cliente, com reflexos positivos na fidelização do consumidor.
Bulach destaca que a validação da compra via SMS, um dos recursos mais utilizados, incrementa a segurança do processo de venda online.
"Com o SMS, o cliente fica a par de cada passo do processamento de seu pedido", diz o executivo, lembrando que toda mensagem trocada fica armazenada no aparelho celular, podendo ser usada posteriormente no caso de eventual queixa.
Além das etapas de confirmação da compra, o acompanhamento do pedido via SMS inclui status de pagamento, previsão de entrega, agendamento de entrega, alerta de atraso e confirmação de entrega. A empresa também pode obter feedback do cliente por meio da ferramenta.