As vendas mundiais de dispositivos inteligentes conectados — termo usado pela IDC para se referir a PCs, tablets e smartphones — cresceu 28,3% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados da consultoria. Durante o período, foram vendidos 367,7 milhões de equipamentos, enquanto no ano todo o número cheou a 1,2 bilhão de unidades.
De acordo com a IDC, as vendas de tablets e smartphones foram as que registraram o maior crescimento em 2012. No caso dos tablets, a alta foi de 78,4% em relação a 2011, enquanto as vendas de smartphones tiveram expansão de 46,1% ,na mesma base de comparação.
"Os smartphones e tablets estão crescendo num ritmo em que os PCs não conseguem acompanhar, principalmente por causa dos preços dos dispositivos”, explicou Ryan Reith, gerente do programa Worldwide Mobile Devices Trackers da IDC. Segundo ele, o preço médio de um tablet caiu 15% em 2012, para US$ 461, sendo que a expectativa é que a tendência de queda persista ao longo do ano.
A Samsung continua a liderar o ranking da consultoria, que traz os cinco fabricantes que obtiveram melhor desempenho nas vendas no quarto trimestre. A fabricante coreana abocanhou 21,2% de participação de mercado, com 77,9 milhões de equipamentos vendidos, o que representa um aumento de 86% em relação a igual período do ano passado. Já a Apple, na segunda colocação, obteve 20,3% de market share e registrou 74,8 milhões de unidades embarcadas, crescimento de 29,7% na mesma base de comparação. Em seguida vem a Lenovo, com 6,6% de representatividade, HP (4,1%) e Sony (3%).
Considerando o desempenho de mercado durante todo o ano, a Samsung ficou com 20,8% de participação de mercado, com 250 milhões de dispositivos vendidos, enquanto a Apple teve 18,2% de market share, com 218,7 milhões de equipamentos comercializados. Em seguida aparecem a Lenovo, na terceira colocação, com 6,5% de representatividade, seguida pela HP (4,8%) e Dell (3,2%).