Embora o Groupon tenha encerrado o quarto trimestre com receita maior do que a estimada pelo mercado, o anúncio sobre o aumento dos custos com aquisições e marketing no trimestre em curso alarmou os investidores. O CEO da empresa, Eric Lefkofsky, declarou em entrevista na última quinta-feira, 20, que as despesas com as recentes aquisições da Ticket Monster, empresa coreana de comércio eletrônico, e da Ideeli, varejista de moda, poderiam prejudicar a lucratividade do Groupon, levando a um prejuízo por ação de US$ 0,02 a US$ 0,04 no primeiro trimestre. A informação é do The Wall Street Journal.
Logo após a divulgação do balanço, as ações da empresa no after-hours trading na Nasdaq, negociação após o fechamento do pregão normal, foram negociadas a US$ 9,07, queda de 11%. O recuo se manteve durante todo o dia nesta sexta-feira, 21. As ações abriram negociadas a US$ 8,97, queda de 12% em relação ao fechamento do dia anterior, chegando a um recuo de 20,8% por volta das 15h40 (horário de Brasília), cotadas a US$ 8,14. Os papéis encerraram o pregão valendo US$ 8,03, queda de 21,88%.
Resultados
O Groupon encerrou o quarto trimestre com lucro de US$ 13,3 milhões, revertendo prejuízo de US$ 12,8 milhões registrado em igual período do ano anterior. A receita do site cresceu 20%, de US$ 638,3 milhões para US$ 768,4 milhões, na mesma base de comparação.
A receita proveniente da América do Norte cresceu 18%, totalizando US$ 444 milhões, enquanto a da região formada por Europa, Oriente Médio e África (EMEA, na sigla em inglês) somou US$ 251,2 milhões, alta de 42%. Os ganhos no restante do mundo foram de US$ 73,4 milhões, declínio de 15%. Ainda segundo o informe de resultados, o número de usuários ativos cresceu 9%, de 41 milhões no quarto trimestre de 2012 para 44,9 milhões nos últimos três meses de 2013.
Para o primeiro trimestre deste ano, a expectativa do Groupon é de alcançar receita entre US$ 710 milhões e US$ 760 milhões.
Notícia atualizada às 18h20.