A importância da Integração no contexto do Data Preparation e Data Analytics

1

A jornada de dados é fundamental para empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual, buscando oportunidades importantes e, portanto, elevando o nível de maturidade dos negócios. Dessa forma, a Integração de Dados – ou Data Integration – não pode ser deixada de lado ao analisarmos o contexto que envolve os dados dentro de uma companhia: é essa etapa que provê insumos ricos ao Analytics, possibilitando que as empresas tenham materiais suficientes para realizar suas análises e obter os resultados esperados.

Neste sentido, a Data Integration combina dados estruturados e não estruturados para responder à questão central do negócio, ou seja, é uma parte fundamental para que a tomada de decisões aconteça de forma assertiva. Além disso, consolida uma visão integrada e consistente de todo o acervo de dados em um único portal de acesso unificado. A Integração dos Dados se encontra entre duas etapas fundamentais, vindo logo após a Preparação dos Dados e antecedendo a Análise de Dados, como citado anteriormente.

Mais clareza para lidar com o volume de dados

Frente à realidade de informações armazenadas e movimentadas no âmbito interno, que com o crescimento do negócio só tende a ficar cada vez mais caótica, é natural que o gestor se depare com uma série de desafios e exigências. Como garantir que esses materiais terão uma finalidade estratégica? Em empresas com pouca adesão tecnológica, não é incomum identificar o uso inadequado sobre os dados disponíveis, que acabam ignorados ou até mesmo deletados.

No caminho para uma abordagem analítica, deve-se firmar um compromisso com a organização e a integridade dos dados levantados, de modo que os mesmos permaneçam resguardados pela empresa. Isso abre portas para uma mudança estrutural, técnica e que resultará, se seguida à risca, em um novo patamar de tomada decisão para os envolvidos no cotidiano operacional. Nesse ponto, o conceito de Data Preparation surge como uma medida primária, capaz de lapidar os dados e entrega-los ao sistema utilizado, os deixando ao alcance de profissionais da área. A partir dessa visualização consolidada dentro da empresa, emergem novos caminhos, o que nos leva ao próximo tópico.

Reunindo os pilares para a Inteligência Analítica

Com os dados em evidência, estruturados ou não, variando de fontes diversificadas, deve-se construir a forma como o gestor e suas equipes lidarão com essas informações. A integração é peça-chave nesse cenário, personificada pela combinação dos materiais de acordo com as principais necessidades do negócio. Isto é, será possível obter respostas confiáveis por meio de um portal unificado, no qual todos os dados estarão à disposição.

Por fim, após um longo processo de amadurecimento do fluxo informacional, passando pelas duas etapas indicadas, Preparação e Integração, a empresa terá as condições ideais para conceber uma cultura interna orientada à análise de dados, em que os usuários poderão compartilhar insights e encontrar soluções compatíveis com os mais diversos tipos de demandas, sob a confiabilidade de informações sólidas. Sem dúvidas, apesar de representar um procedimento minucioso e que requer esforços especializados, agregar valor aos dados é uma ótima forma de convertê-los em oportunidades promissoras, beneficiando o componente humano e conquistando um estágio avançado de assertividade estratégica.

Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.